Alunos estrangeiros, maioria brasileira, recebem aulas de japonês diariamente em Ibaraki

Foi criado um grupo de apoio para ministrar essas aulas de japonês aos alunos estrangeiros, os quais estão aumentando nas escolas públicas.

Professora do grupo de suporte ensinando japonês a um aluno brasileiro (Ibaraki News)

O Conselho de Educação da Província de Ibaraki reforçará o apoio ao ensino da língua japonesa para as crianças estrangeiras que frequentam escolas públicas do primário e ginásio. 

Publicidade

Desde o ano fiscal de 2024, a cidade de Joso (Ibaraki), onde vivem muitos brasileiros, está sendo usado como modelo e, para isso, 8 profissionais de apoio que falam português foram designados para as escolas da cidade para oferecer ensino da língua japonesa.

Professores de japonês e a equipe de apoio trabalham em pares e ministram ensino da língua nipônica de acordo com o nível de proficiência dos alunos. As aulas são realizadas, basicamente, todos os dias durante 2 horas nas escolas primárias e 3 horas nas ginasiais.

Além desse ensino da língua japonesa, os professores japoneses e os orientadores do apoio visitam as escolas brasileiras uma ou duas vezes por mês para realizar intercâmbio e fornecer orientação no local.

Na Escola Primária Mitsukaido, na cidade homônima, há cerca de 100 crianças estrangeiras, incluindo brasileiras, representando cerca de 20% dos alunos.

Um dos profissionais de apoio destacou que o motivo pelo qual o número de brasileiros matriculados nas escolas públicas japonesas está aumentando: “As mensalidades nas escolas brasileiras estão aumentando”. 

Cauã Abe, de 9 anos, brasileiro, aluno do 4.º ano que recebe aulas de língua japonesa na Escola Primária Mitsukaido, disse: “As aulas de japonês são divertidas, quero estudar e me tornar um chef no Japão no futuro”.

Em 1.º de outubro, a população residente registrada na cidade de Mitsukaido é de 37.325 pessoas, sendo que 3.558 são estrangeiras. Ou seja, 1 em cada 10 da população é estrangeira.   

De acordo com o Conselho de Educação da Província de Ibaraki, o número de estudantes estrangeiros aumenta ano a ano. Este ano ultrapassou a casa dos 4 mil, sendo que desses, 1.862 necessitam de suporte no idioma japonês, o dobro nos últimos 10 anos.  

“Forneceremos apoio aos estudantes estrangeiros para que possam compreender o japonês, expressar seus pensamentos e sentimentos e aproveitar a vida escolar”, disse um porta-voz do conselho.

Fonte: Ibaraki News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Novos planos da KDDI para celular, devido a concorrência acirrada

Publicado em 18 de outubro de 2024, em Economia

As linhas chamadas mais baratas das 3 grandes operadoras estão ficando cada vez mais em conta. Desta vez, a KDDI lançou 2 novos planos.

Foto ilustrativa de mulher usando internet do smartphone (PM)

Quando se trata de tarifas dos planos de telefonia celular, a concorrência está se intensificando com as reduções substanciais de preços.

Publicidade

No caso da UQ Mobile, da operadora KDDI, o plano mensal custa atualmente 3.278 ienes pelo uso de 20GB de dados (internet), mas a partir de 12 de novembro, haverá aumento no pacote, passando a 30GB, com o mesmo valor. Portanto, quem sai ganhando é o assinante.

Além disso, da mesma operadora KDDI, a linha mais em conta chamada povo, cujos procedimentos são exclusivamente online, oferecerá a partir de sexta-feira (18), um plano de 30GB por 2,2 mil ienes mensais, para um contrato anual.

“Há muita concorrência em termos de capacidade (de dados) intermediária. Nessa área, nos posicionamos com certeza para oferecer planos que sejam competitivos com ahamo ou Rakuten Mobile”, disse Kazuya Watanabe, vice-diretor de marketing da KDDI.

Em relação a Rakuten Mobile, está aumentando o número de usuários porque o plano custa apenas 3.278 ienes, não importando com o volume de dados que o assinante consuma mensalmente. 

A partir deste mês, o ahamo, da operadora NTT Docomo, também implementou uma redução real da tarifa, aumentando a quantidade de dados, dos atuais 20GB para 30GB, mantendo o valor mensal inalterado.

Em relação à operadora SoftBank, a LINEMO oferece o plano de 30GB mensais a 2.970 ienes, para 6 meses de contrato.

Assim, cada uma das operadoras cria planos novos para poder abocanhar novos assinantes para atender suas necessidades, sejam de chamadas ou de dados.

Fonte: JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão