Além de humorista, Ary Toledo teve uma carreira como cantor, músico, teatrólogo, compositor, ator e dublador, iniciada aos 22 anos quando se mudou de Ourinhos para São Paulo, capital.
Na manhã de sábado (12), horário de Brasília, morreu aos 87 anos no Hospital Sírio Libanês, onde estava internado desde 2 de outubro, em decorrência de uma pneumonia, informou a instituição médica.
Por meio das redes sociais do humorista, a família confirmou a notícia. “Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós… Sentiremos a sua falta, mestre”, diz a publicação.
Ary Toledo nasceu em Martinópolis, no interior paulista, mas foi criado em Ourinhos. Cinco anos depois do início da carreira como ator, iniciou seu caminho no humor, arrancando gargalhadas das plateias de todo o Brasil durante 6 décadas, incluindo uma vinda ao Japão, na década de 1990.
Ao longo da carreira ele se apresentou em muitas emissoras de televisão como TV Tupi, Record e SBT e também escreveu diversos livros de piadas.
Era considerado um humorista que não era politicamente correto e, durante o período militar, disse uma frase que ficou marcada para sempre. “Quem não tem cão, caça com gato e quem não tem gato, cassa com ato”, referindo-se ao AI-5 (Ato Institucional V).
Ary Toledo foi velado no Ossel Memorial, na cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo, e a cerimônia de despedida foi realizada às 19h.
Fonte: Agência Brasil