Atum em lata na Europa está contaminado com altos níveis de mercúrio, dizem ONGs

Atum enlatado vendido em lojas por toda a Europa incluindo Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Espanha contém níveis prejudiciais de mercúrio, disseram na terça-feira (29) grupos ambientais.

A média consumida de atum por europeus é de aproximadamente 2.8Kg por ano, a maioria enlatado (ilustrativa/banco de imagens)

Atum enlatado em muitos países na Europa está contaminado com níveis perigosos de mercúrio, de acordo com 2 grupos de pressão ambiental, o Foodwatch e o Bloom, os quais pediram que estabelecimentos e governos tomem medidas “urgentes.

Publicidade

O Bloom disse que todas as 148 latas de atum selecionadas aleatoriamente no Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Espanha que ele testou em um laboratório independente “estavam contaminadas com mercúrio”.

Eles descobriram que todos os produtos continham mercúrio e 57% excederam o limite de 0.3 parte por milhão (ppm) que se aplica a outros peixes.

“O que acabamos tendo em nossos pratos é um risco colossal para a saúde pública que não é levado a sério”, disse Karine Jacquemart, CEO do Foodwatch France, aos repórteres.

A média consumida de atum por europeus é de aproximadamente 2.8Kg por ano, a maioria enlatado. Entretanto, o processo de enlatamento significa que a concentração de mercúrio é dobrada ou triplicada comparada ao produto fresco, de acordo com o Bloom.

Atualmente, os padrões europeus estabelecem o nível máximo de mercúrio a 1ppm.

“Não desistiremos até termos um padrão europeu mais protetivo”, disse Jacquemart.

O mercúrio geralmente se espalha por depósitos atmosféricos de estações de energia a carvão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o metal uma das 10 substâncias mais preocupantes para saúde pública.

No oceano ele se mistura com bactéria e se transforma em metilmercúrio que é ainda mais tóxico e considerado uma ameaça ao sistema nervoso e causa de problemas neurológicos, de acordo com a OMS.

Fonte: France 24, EuroNews

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Produtos que imitam itens importados japoneses aparecem na Rússia

Publicado em 30 de outubro de 2024, em Notícias do Mundo

Em meio a sanções internacionais e opções limitadas para consumidores, muitos russos consideram produtos japoneses superiores. Adotar uma imagem de marca japonesa parece projetar alta qualidade.

Produtos com marcas no estilo japonês se estendem além das bebidas (YouTube/ANN)

Desde a invasão à Ucrânia e a onda consequente de negócios estrangeiros abandonando a Rússia, produtos que imitam produtos importados japoneses vêm aparecendo em grandes números em todo o país.

Publicidade

Em um supermercado de Moscou, latas de cerveja escrito “Eboshi” em letras maiúsculas estão dispostas nas prateleiras. Abaixo das ilustrações de trajes de samurai em kabuto (tipo de capacete) e armadura, a denominação do produto anuncia em inglês “Cerveja no Estilo Japonês” e, em japonês “Primeira Fórmula”. O design lembra muito marcas de cerveja populares japonesas.

Produtos com marcas no estilo japonês se estendem além das bebidas. Detergentes com kanji para “pureza” e óleo de motor “Koyama” também se alinham nas prateleiras. Entretanto, a embalagem e descrições geralmente incluem texto em japonês levemente desajeitado.

Por que há tantos itens evocando o Japão aparecendo nas lojas russas? Hattori, professor da Universidade de Hokkaido, comenta sobre essa tendência: “Em meio a sanções internacionais e opções limitadas para consumidores, muitos russos consideram produtos japoneses superiores. Adotar uma imagem de marca japonesa parece projetar alta qualidade”.

Mesmo com um declínio em importações do Japão, “marcas japonesas” continuam altamente populares, estendendo-se além de comida e produtos de limpeza.

Em uma loja com uma placa escrito “Yamaguchi”, várias cadeiras de massagem de ponta são comercializadas, com funcionários do estabelecimento afirmando que elas são fabricadas no Japão. O interior da loja inclui até bonecas japonesas, aparentemente para destacar uma estética japonesa.

Em uma confecção chamada “Just Close”, que anteriormente abrigava uma grande marca de roupas japonesas antes da invasão à Ucrânia, agora tem um logo e design interior que lembram muito sua predecessora.

“Apesar da guerra em curso, a administração de Putin visa manter uma narrativa de que a vida diária para cidadãos comuns continua preservada. Essa imagem de marca pode contribuir para sustentar esse mito.

Fonte: News on Japan

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão