Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Caso de gripe aviária H5N1 é detectado em porco pela 1ª vez nos EUA

| Notícias do Mundo

Há preocupação de que vírus híbridos possam surgir a partir de porcos com características que os permitem infectar humanos mais facilmente.

Unigran Japan 2026
porco 31 out 2024 destaque

Porcos são considerados há muito tempo hospedeiros mistos onde vírus da influenza de humanos e de vários animais pode trocar genes (ilustrativa/banco de imagens)

Um porco testou positivo para a gripe aviária H5N1 pela primeira vez nos EUA, disse um funcionário do governo, um desenvolvimento temido que pode ajudar o vírus a evoluir ainda mais e colocar humanos sob risco.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

A infecção foi confirmada em um porco mantido em um quintal de fazenda no Condado de Crook, Oregon, disse na quarta-feira (30) o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

Autoridades da saúde dos EUA estavam preocupadas com o fato do vírus, que já se espalha em aves e gado, passasse para suínos.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Porcos são considerados há muito tempo hospedeiros mistos onde vírus da influenza de humanos e de vários animais pode trocar genes. A preocupação é de que tais patógenos híbridos possam surgir com características as quais permitem que eles infectem humanos mais facilmente.

Até agora neste ano, 35 humanos contraíram o vírus, a maioria dos quais trabalhava em fazendas com animais infectados.

Enquanto essas infecções tenham sido leves para a maior parte, a influenza aviária é conhecida por ser letal a humanos em muitos casos.

Os donos da fazenda alertaram autoridades quando patos e gansos começaram a adoecer e morrer.

Enquanto não haja razão para pânico, sabemos de experiências anteriores o quão ruim a pandemia de influenza é e em particular, a H5N1 vem se escondendo silenciosamente há mais de uma década”, disse Michael Kinch, especialista em imunologia que é chefe de inovação na Universidade Stony Brook em Nova Iorque.

“O risco atual ao público continua baixo”, disse o USDA.

Manuseados e cozidos de forma apropriada, produtos suínos continuam seguros para consumo, disse Bryan Humphreys, chefe executivo no Conselho Nacional de Criadores de Porcos em uma declaração.

Fonte: BNN Bloomberg


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo