Cientistas na China construíram o ímã mais poderoso do mundo, capaz de produzir um campo magnético 800 mil vezes mais forte do que o da Terra.
Após 4 anos de desenvolvimento, uma equipe do Instituto Hefei de Ciência Física da Academia de Ciências Chinesa alcançou um campo magnético estável de 42.02 teslas para seu ímã resistente.
O novo recorde mundial bateu o anterior de 41.4 teslas que foi estabelecido por pesquisadores no Laboratório Nacional de Alto Campo Magnético dos EUA na Flórida em 2017.
O ímã com o recorde mais recente pode levar a avanços científicos inesperados, de acordo com os pesquisadores que o desenvolveram, incluindo a observação de novo fenômeno quântico.
Seu poder massivo tem o potencial de oferecer novos entendimentos que variam de química e física a material e ciência da vida, com seus criadores o disponibilizando para usuários internacionais.
Nas décadas recentes houve mais de 10 prêmios Nobel concedidos a descobertas científicas usando um alto campo magnético.
Uma área de pesquisa principal tem sido em transições de fase quântica, as quais ajudam a explicar o comportamento de elétrons sob condições extremas.
Uma melhor compreensão desse campo pode levar aos desenvolvimento de semicondutores melhorados que são usados em tudo, de smartphones a painéis solares.
Fonte: The Independent