Chuva de meteoros: evento no céu que pode ser visto no Japão

O ano é favorável para uma boa chuva de meteoros Dracônidas, entenda o motivo.

Foto meramente ilustrativa de um meteoro, à esq. (PM)

Para quem gosta de observar esses eventos no céu noturno, a chuva de meteoros Dracônidas é imperdível. 

Publicidade

É possível vê-la até quinta-feira (10), mas o pico no Japão ocorre por volta de terça-feira (8). Os Draconídeos são fragmentos provenientes do cometa 21P/Giacobini-Zinner. Anualmente são observados vários a cada hora, mas isso varia de ano para ano.

Existem muitos tipos de chuvas de meteoros, e aquelas que dizem ter um número estável de meteoros todos os anos são 3: as Quadrântidas em janeiro, as Perseidas em agosto e as Gemínidas em dezembro.

No entanto, a desta época não deve ser desprezada, pois é bela. Olhando para o horário do pôr da lua de terça-feira, será às 20h06 em Tóquio. Como a lua se põe relativamente cedo, se pode observar as estrelas em muitos lugares à noite, especialmente por volta da meia-noite, sem ser afetado pela luz do luar.

O número de meteoros Dracônidas, por hora, pode ser pouco comparado com as 3 grandes chuvas, como mencionado acima. Como a atividade tende a aumentar a cada 13 anos quando o objeto pai, o cometa 21P/Giacobini-Zinner, faz duas revoluções, 2024 é um ano promissor, então vale a pena prestar atenção.

Ficam 4 dicas para poder observar os riscos no céu:

  1. Escolher um local que não tenha tanta interferência das luzes urbanas
  2. Escolher um local que possa ver o céu de forma mais ampla possível
  3. Observar o céu com um amplo campo de visão. Recomenda-se ficar deitado ou levar uma cadeira reclinável
  4. Uma das condições é que a luz do luar não interfira tanto

Na bússola do seu smartphone busque pelo lado noroeste para contemplar o céu e boa sorte para testemunhar esse evento celestial.

Considerando o horário das 22h, no lado noroeste do céu (Tenki)

Fontes: Tenki e NAOJ

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Iene mais fraco e índice Nikkei se recupera para casa dos 40 mil

Publicado em 8 de outubro de 2024, em Economia

A semana começou com o enfraquecimento da moeda japonesa depois de um mês e meio, mas em contrapartida a bolsa de Tóquio mostra recuperação.

Painel do mercado de Tóquio na segunda-feira (FNN)

As expectativas de uma redução significativa das taxas de juro por parte da Reserva Federal dos Estados Unidos (Federal Reserve System) diminuíram após as estatísticas de emprego de setembro, mostrando força no mercado de trabalho.

Publicidade

As expectativas de um corte significativo nas taxas por parte da Reserva Federal diminuíram. Agora há uma expectativa crescente de que a FED reduza as taxas em 0,25% na sua reunião de novembro.

No mercado de títulos dos Estados Unidos, as taxas de juros de longo prazo subiram significativamente, com o rendimento dos títulos a 10 anos em cerca de 4%, o nível mais baixo em cerca de dois meses.

A tendência de desvalorização do iene face ao dólar, desencadeada pelas observações do primeiro-ministro Shigeru Ishiba de que estava cauteloso quanto a novos aumentos das taxas de juros, continuou no início da semana.

No mercado cambial, onde o iene vinha caminhando para uma direção mais fraca, a valorização do dólar acelerou e, na manhã de segunda-feira (7), no início da semana, a taxa de câmbio ficou em torno de 149 ienes por dólar, depois de cerca de um mês e meio.  

Depois de se reunir com o governador do Banco do Japão (BOJ), Kazuo Ueda, Ishiba disse na noite de 2 de outubro que “não acho que o ambiente seja propício para aumentar ainda mais as taxas de juros”, embora tenha dito que era sua opinião pessoal.

O primeiro-ministro teria demonstrado uma certa compreensão da normalização da política do BOJ antes de assumir o cargo, e isso foi percebido no mercado como tendo uma postura cautelosa em relação a novos aumentos das taxas de juros e expectativas de um corte nelas este ano retrocederam.

É incomum que o primeiro-ministro mencione especificamente a política monetária do Banco do Japão

Na segunda-feira, o mercado de Tóquio deu continuidade à tendência de alta dos preços das ações nos Estados Unidos, com o aumento do apetite ao risco e a compra generalizada dos investidores, com a média das ações do índice Nikkei subindo em um ponto se aproximando dos 900 ienes pela manhã.

A tendência para um iene mais fraco e preços mais elevados das ações em resposta aos comentários do primeiro-ministro Ishiba têm sido apoiada pela solidez da economia americana, mas uma maior depreciação do iene aumentará os lucros das empresas exportadoras, ao mesmo tempo que aumentará os lucros dos importadores, o que faz com que os preços subam. Isto poderia exercer pressão ascendente sobre os preços no consumidor e contradizer as medidas da administração do primeiro-ministro para combater os preços elevados.

Se o iene continuar a desvalorizar, a política monetária do BOJ poderá enfrentar uma situação difícil em termos do tempo que terá para decidir sobre aumentos adicionais das taxas de juro.

“Precisamos monitorizar cuidadosamente o destino e o impacto do iene fraco e do aumento dos preços das ações desencadeados pelas observações de Ishiba”, avaliou um analista de mercado da FNN.

Fonte: FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão