Para quem gosta de observar esses eventos no céu noturno, a chuva de meteoros Dracônidas é imperdível.
É possível vê-la até quinta-feira (10), mas o pico no Japão ocorre por volta de terça-feira (8). Os Draconídeos são fragmentos provenientes do cometa 21P/Giacobini-Zinner. Anualmente são observados vários a cada hora, mas isso varia de ano para ano.
Existem muitos tipos de chuvas de meteoros, e aquelas que dizem ter um número estável de meteoros todos os anos são 3: as Quadrântidas em janeiro, as Perseidas em agosto e as Gemínidas em dezembro.
No entanto, a desta época não deve ser desprezada, pois é bela. Olhando para o horário do pôr da lua de terça-feira, será às 20h06 em Tóquio. Como a lua se põe relativamente cedo, se pode observar as estrelas em muitos lugares à noite, especialmente por volta da meia-noite, sem ser afetado pela luz do luar.
O número de meteoros Dracônidas, por hora, pode ser pouco comparado com as 3 grandes chuvas, como mencionado acima. Como a atividade tende a aumentar a cada 13 anos quando o objeto pai, o cometa 21P/Giacobini-Zinner, faz duas revoluções, 2024 é um ano promissor, então vale a pena prestar atenção.
Ficam 4 dicas para poder observar os riscos no céu:
- Escolher um local que não tenha tanta interferência das luzes urbanas
- Escolher um local que possa ver o céu de forma mais ampla possível
- Observar o céu com um amplo campo de visão. Recomenda-se ficar deitado ou levar uma cadeira reclinável
- Uma das condições é que a luz do luar não interfira tanto
Na bússola do seu smartphone busque pelo lado noroeste para contemplar o céu e boa sorte para testemunhar esse evento celestial.
Fontes: Tenki e NAOJ