Um post em uma das redes sociais chamou a atenção do jornalismo da emissora ANN: a casa de banho público Kiku-no-Yu, em Katsushika-ku, Tóquio, publicou uma foto com moedas, aparentemente parecidas.
Embora pareçam ser todas de 500 ienes do Japão, há uma que é um pouco diferente.
“Quando estava contando as moedas de 500 ienes, pensei ‘opa, o que é isso?’. Como nunca tinha visto, me pus a questionar. Levei um susto pois não sabia se era dinheiro ou não”, relatou o dono.
As moedas de 500 ienes do Japão medem 26,5 milímetros de diâmetro e dependendo do ano em que foram disponibilizadas, o peso é de 7 ou 7,1 gramas (a partir de novembro de 2021).
No entanto, essa outra que é a da Coreia do Sul, também tem o valor de 500, mas em wons. Tem o mesmo tamanho e pesa 7,7 gramas. Mas, aparentemente são parecidas.
“Realmente se parece exatamente com uma moeda de 500 ienes. Se um cliente trouxesse isso (500 wons) para mim agora, não acho que não perceberia”, disse.
Uma pessoa que recebeu 500 wons em troco, como se fosse de 500 ienes, em uma loja de conveniência disse que “nem o balconista nem eu notamos. Mesmo depois de reparar novamente, vi que tinha o mesmo formato e as mesmas bordas irregulares. São muito parecidas”, exclamou.
“Se você pagar com uma moeda de 500 wons, intencionalmente, é considerado crime de fraude. Se usá-la em uma máquina de venda automática, é crime de furto”, explicou o advogado Yuki Inoue.
Embora as duas moedas sejam parecidas e com o mesmo número inscrito (500), os valores são diferentes em termos de câmbio. Uma moeda de 500 wons vale 1/10 comparada à japonesa, portanto, 50 ienes.
Caso receba uma moeda dessas de troco, convém informar à loja e essa por sua vez, a polícia.
Se tem um porquinho só com moedas de ¥500, recomenda-se conferir. Se tiver alguma da Coreia do Sul, pode levá-la à polícia ou em alguma casa de câmbio.
Fonte: ANN