Um vídeo gravado no santuário xintoísta Hie (Hie Jinja), em Chiyoda-ku, Tóquio, mostrando estrangeiros, possivelmente turistas, dançando sob o torii, na escadaria de acesso, está repercutindo negativamente em uma rede social, com severas críticas.
O torii simboliza o portão de entrada ao santuário xintoísta, marcando a transição do mundano ao sagrado.
“O torii é sagrado, por favor, estude a cultura japonesa antes da visita”, escreveu um internauta.
Depois que uma mulher chilena fez poses de musculação no torii, duramente criticada, agora vem as danças e esse vídeo repercutiu em vários países, como ato incômodo.
Dança incômoda dentro do trem
A Fuji Sanroku Electric Railway, que opera a Linha Fujikyuko, de Yamanashi, informou que está tomando medidas legais em relação a um vídeo postado em uma rede social, de pessoas dançando entre os passageiros no trem, dizendo: “Nós não toleramos absolutamente comportamentos incômodos”.
De acordo com a companhia de trem, o vídeo foi gravado por um grupo de cerca de 8 a 10 estrangeiros que pegou a Linha Fujikyuko da Estação Fujikyu Highland para a de Otsuki, em 16 deste mês.
No vídeo, um homem dança ao som de uma música no trem, estende a mão aos passageiros e desliza de joelhos pelo corredor à sua frente, o qual se tornou viral.
A companhia informou que solicitou à operadora da rede social para excluir o vídeo e que considera tomar medidas legais.
Fontes: NTV, FNN e NHK