Por volta das 12h42 de domingo (13), ocorreu uma erupção explosiva na cratera do cume do Monte Minamidake em Sakurajima, e a pluma vulcânica subiu a uma altura de 1,4 mil metros.
A quantidade de pluma é média. As cinzas vulcânicas fluíram para noroeste e caíram sobre uma ampla área, incluindo a cidade de Kagoshima (província homônima). Esta foi a 32.ª erupção explosiva deste ano.
Na área de Tenmonkan, as pessoas podiam ser vistas usando sombrinhas ou com jornais sobre a cabeça para evitar as cinzas. A cidade toda ficou coberta com uma camada dessas cinzas vulcânicas.
Mutsumi Nakajima, gerente de vendas da concessionária Toyota Corolla Kagoshima Jonan da cidade de Kagoshima, disse que “há necessidade de jogar água nos carros, o que dá trabalho”, se referindo às cinzas.
De acordo com o Observatório Meteorológico Local de Kagoshima, grandes blocos vulcânicos foram espalhados até a 5.ª estação que fica a uma altura de mil a 1,3 mil metros da cratera.
Também houve uma erupção por volta das 13h44. O nível de alerta de erupção permanece em 3, o que significa restrição à entrada nas montanhas.
Fontes: Minami Nippon Shimbun e MBC/JNN