O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para baixo sua previsão para crescimento econômico do Japão neste ano, citando uma suspensão temporária de fornecimento na indústria de veículos devido a escândalos de dados de testes.
O FMI diz que a economia do Japão crescerá 0.3%, queda de 0.4 ponto em comparação a sua estimativa anterior.
Em seu relatório divulgado na terça-feira (21). O FMI prevê que a economia global crescerá 3.2% neste ano, inalterada de seu número anterior em julho.
De acordo com o FMI, os EUA verão crescimento de 2.8%, alta de 0.2 ponto ante a previsão de julho.
O FMI menciona como principal razão realizações mais fortes em consumo em meio a aumentos robustos em salários reais, assim como preços de ações mais elevados.
O fundo diz que a economia da China crescerá 4.8%, queda de 0.2 ponto, e cita fraqueza persistente no setor imobiliário, mas projeta que o crescimento vai desacelerar apenas ligeiramente, devido em grande parte a volumes de exportações melhores do que o esperado.
Em relação à visão do futuro, o FMI diz que o nível de incerteza é grande, citando eleições realizadas ou futuras em muitos países neste ano. Ele acrescenta que governos recém-eleitos podem introduzir mudanças significantes no comércio e política fiscal.
O FMI também diz que mais intensificação de divergências geopolíticas podem pesar sobre o comércio e investimento.
Fonte: NHK