Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Ishikawa poderá ter mais terremoto forte por causa das atividades sísmicas

| Prevenção

As atividades sísmicas na costa da província de Ishikawa estão aumentando. Para sua segurança, mantenha a mochila de emergência revisada.

Unigran Japan 2026
ishikawa terremoto

Imagem ilustrativa de um sismógrafo (PM)

Desde a segunda quinzena de setembro, tem havido uma série de terremotos com epicentros na costa oeste da província de Ishikawa.  

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

As atividades sísmicas estão aumentando na costa oeste da província, com terremotos ocorrendo um após outro, como na terça-feira (8), às 9h26 e às 9h35. Desde 29 de setembro foram registrados 5 sismos de magnitude igual ou superior a 1. 

Segundo o professor Yoshihiro Hiramatsu, especialista em sismologia da Universidade de Kanazawa (Ishikawa), a área onde ocorreu o terremoto fica fora da área do epicentro do terremoto da Península de Noto no 1.º dia do ano, e fica próxima à falhas Hakui-oki leste e Hakui-oki oeste, sujeitas a uma avaliação de longo prazo por parte do governo.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

O professor Hiramatsu analisa que a força que move as tensões e a falha geológica que causou o forte terremoto no Ano Novo deste ano aumentou e que o impacto é particularmente grande nos lados leste e oeste da área do epicentro

Além disso, desta vez, a atividade sísmica está aumentando na área marítima a oeste da área do epicentro do forte terremoto do Ano Novo. “Precisamos de ter cuidado com a ocorrência de um grande sismo no futuro”, analisou.  

Além disso, grandes falhas ativas, como da zona de Ochigata, da zona de Morimoto-Togashi, que corre diretamente abaixo do centro da cidade de Kanazawa, e da zona da planície de Tonami, na província de Toyama, estão enfrentando tensão semelhante, por isso, poderão ocorrer fortes sismos no futuro.  

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) designou nomes para os epicentros para cada região dos locais onde ocorreram os sismos. Na costa da província de Ishikawa, a área costeira perto da cidade de Shika até perto da cidade de Suzu é chamada de “Fora da Península de Noto”, e a outra área ao sul das proximidades da cidade de Hakui é definida como a “costa oeste da província de Ishikawa”.

A recomendação é revisar a mochila de emergência e estar atento aos alertas emitidos pelas autoridades legais. 

ishikawa terremoto falhas

Infográfico das 22 falhas geológicas perto de Ishikawa e Toyama (JNN)

Fonte: MRO / JNN


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo