A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou a formação do 21.º tufão do ano, às 6h de sexta-feira (25), com 996 hPa de pressão atmosférica central, próximo às Ilhas Marianas, no Pacífico.
Nomeado Kong-rey pelo Camboja, é o nome de uma garota lendária.
Considerado grande, pois atualmente tem 650 quilômetros de diâmetro, se desloca a oeste e a previsão inicial é que faça um curso em direção às Filipinas, mas poderá mudar no futuro, se deslocando para as ilhas de Okinawa ou para o sul do Japão. Ainda é cedo para afirmar sobre o curso, segundo os boletins meteorológicos.
Tufão Trami mata pelo menos 20 pessoas
O tufão de número 20, o Trami, está sendo devastador nas Filipinas, pois despejou chuvas de um mês em grandes áreas do norte do país, deixando mais de 20 mortos e forçando 150 mil pessoas a buscar abrigo na quarta-feira (23).
Trami chegou à costa na quinta-feira (24) na costa nordeste de Luzon, a ilha mais populosa do país, e causou inundações e deslizamentos generalizados.
A península de Bicol foi a mais assolada, onde as águas da enchente levaram pessoas e seus animais de estimação para o segundo andar de suas casas.
Tufões são comuns nas Filipinas nesta época do ano, mas as chuvas do Trami foram excepcionalmente pesadas, disse o departamento meteorológico estadual à BBC News.
Assista ao vídeo do noticiário Time que mostra a tragédia nas Filipinas.
Fontes: AMJ, WeatherNews, Yahoo!, BBC e NHK