Desde o golpe de 2021, os combates entre militares e grupos armados de minorias democráticas e étnicas intensificaram-se em Myanmar. À medida que a guerra civil continua, os problemas graves relacionados às drogas também se tornam mais generalizados.
Segundo a reportagem da JNN, a zona fronteiriça do Mianmar, é hoje a maior base mundial de contrabando de drogas, e um novo tipo está sendo distribuído.
Cidades como Yangon, ou Rangum em português, a maior cidade e antiga capital, são cheias de clubes noturnos lotados de jovens, apesar do toque de recolher noturno imposto pelos militares para manter a ordem pública.
As postagens nas redes sociais mostram jovens comprando, vendendo e usando drogas ilícitas, como heroína e estimulantes, nesses clubes.
Que droga nova é essa? É perigosa?
A reportagem da JNN encontrou a nova droga e explica sobre ela. Trata-se da happy water (água feliz na tradução livre), “poderosa e perigosa”, diz uma pessoa, a qual indica que está se expandindo no mercado negro do país.
Soube-se que essa droga happy water começou a ser disponibilizada recentemente. Trata-se de uma sintética, “uma mistura em pó de estimulante, heroína e cetamina, vendida em embalagens semelhantes a saquinhos de chá”. Para usá-la, mistura-se no copo de água ou de uma bebida alcoólica e a consome durante a festa ou no clube.
Uma pessoa que afirma ser executivo de uma organização de contrabando explicou que “como o nome sugere, faz a pessoa se sentir muito feliz. No entanto, os ingredientes são poderosos, de baixa qualidade e perigosos. A demanda é alta porque pode ser obtida a um preço baixo. Não apenas nas principais cidades de Mianmar, como Yangon e Nay Pyi Taw (Naipidau), mas também nos clubes de Pattaya e Bangkok, na Tailândia”.
Nova droga se espalha pela Ásia, inclusive o Japão
As autoridades tailandesas, receosas do influxo de novas drogas, intensificaram a repressão desde o ano passado, incluindo a prisão sucessiva de jovens e grupos de estrangeiros que foram encontrados na posse da happy water em clubes. As pessoas estão sendo alertadas de que ela pode ter um efeito negativo na mente e pode até levar à morte se consumida em excesso.
Essas drogas contrabandeadas de Myanmar se espalhando por todo o mundo, principalmente na Ásia. De acordo com o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), também estão chegando na Austrália, Taiwan e Japão.
Se o regime militar continuar por muito tempo em Myanmar, que se tornou uma zona de drogas sem lei, existe o risco da situação só piorar.
Fonte: JNN