Nova droga ilícita e perigosa de Myanmar se espalha na Ásia

Um novo composto de droga ilícita, relativamente barato, tem se espalhado a partir de Myanmar para a Ásia, incluindo o Japão.

Foto meramente ilustrativa de um clube noturno (PM)

Desde o golpe de 2021, os combates entre militares e grupos armados de minorias democráticas e étnicas intensificaram-se em Myanmar. À medida que a guerra civil continua, os problemas graves relacionados às drogas também se tornam mais generalizados.

Publicidade

Segundo a reportagem da JNN, a zona fronteiriça do Mianmar, é hoje a maior base mundial de contrabando de drogas, e um novo tipo está sendo distribuído.

Cidades como Yangon, ou Rangum em português, a maior cidade e antiga capital, são cheias de clubes noturnos lotados de jovens, apesar do toque de recolher noturno imposto pelos militares para manter a ordem pública.  

As postagens nas redes sociais mostram jovens comprando, vendendo e usando drogas ilícitas, como heroína e estimulantes, nesses clubes

Que droga nova é essa? É perigosa?

A reportagem da JNN encontrou a nova droga e explica sobre ela. Trata-se da happy water (água feliz na tradução livre), “poderosa e perigosa”, diz uma pessoa, a qual indica que está se expandindo no mercado negro do país. 

Foto meramente ilustrativa de um copo de água com um pó branco (PM)

Soube-se que essa droga happy water começou a ser disponibilizada recentemente. Trata-se de uma sintética, “uma mistura em pó de estimulante, heroína e cetamina, vendida em embalagens semelhantes a saquinhos de chá”. Para usá-la, mistura-se no copo de água ou de uma bebida alcoólica e a consome durante a festa ou no clube.

Uma pessoa que afirma ser executivo de uma organização de contrabando explicou que “como o nome sugere, faz a pessoa se sentir muito feliz. No entanto, os ingredientes são poderosos, de baixa qualidade e perigosos. A demanda é alta porque pode ser obtida a um preço baixo. Não apenas nas principais cidades de Mianmar, como Yangon e Nay Pyi Taw (Naipidau), mas também nos clubes de Pattaya e Bangkok, na Tailândia”.

Nova droga se espalha pela Ásia, inclusive o Japão

As autoridades tailandesas, receosas do influxo de novas drogas, intensificaram a repressão desde o ano passado, incluindo a prisão sucessiva de jovens e grupos de estrangeiros que foram encontrados na posse da happy water em clubes. As pessoas estão sendo alertadas de que ela pode ter um efeito negativo na mente e pode até levar à morte se consumida em excesso.

Essas drogas contrabandeadas de Myanmar se espalhando por todo o mundo, principalmente na Ásia. De acordo com o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), também estão chegando na Austrália, Taiwan e Japão.

Se o regime militar continuar por muito tempo em Myanmar, que se tornou uma zona de drogas sem lei, existe o risco da situação só piorar.

Fonte: JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Atentado contra a sede do Partido Liberal Democrático e japonês é preso

Publicado em 21 de outubro de 2024, em Crime

Um japonês foi preso por atentado contra a sede do PLD e também por bater o veículo no portão da residência oficial do primeiro-ministro.

Wagon que chocou contra o portão da residência oficial do primeiro-ministro em Tóquio (JNN)

Por volta das 5h45 de sábado (19), um homem jogou o que parecia ser coquetel molotov na sede do Partido Liberal Democrata (PLD), da situação, em Nagata-cho, Chiyoda-ku, Tóquio. Depois, tentou então invadir, com a wagon, a residência oficial do primeiro-ministro, mas foi preso em flagrante pelo Departamento de Polícia Metropolitana.  

Publicidade

O Departamento de Polícia Metropolitana acredita que o crime foi cometido por um único autor, mas está investigando detalhadamente os detalhes desse atentado. Uma parte do veículo da polícia de choque que estava de guarda foi queimada.

Ele chegou a jogar 3 coquetéis molotov e bombas de fumaça contra os policiais em guarda e no seu próprio veículo, causando fogo nos materiais inflamáveis.

Japonês preso sendo levado para a delegacia (Saitama Shimbun)

Segundo o Departamento de Polícia Metropolitana, o suspeito foi identificado como japonês, 臼田敦伸, 49 anos, residente na cidade de Kawaguchi (Saitama), cuja ocupação é desconhecida. A suspeita sobre ele é de obstrução das funções oficiais e ele se mantém calado.

Não houve feridos em nenhum dos locais.

Segundo a polícia, Usuda se aproximou da sede do PLD de carro e saiu. Há também informações de que reproduzia algum tipo de áudio enquanto circulava com esse veículo.

Também foi revelado que 25 garrafas de vidro foram apreendidas em sua casa. Suspeita-se que ele preparava coquetéis molotov em sua casa. A Secretaria de Segurança Pública da Polícia Metropolitana está investigando o motivo.

Aproximadamente 20 tanques de plástico foram encontrados dentro da wagon do suspeito, a maioria contendo gasolina. Havia também uma garrafa de vidro contendo um líquido, cujo teste rápido mostrou que continha gasolina.

Segundo fontes do jornal Mainichi, há informações de que Usuda esteve envolvido em atividades de oposição ao reinício de usinas nucleares no passado. 

Fontes: JNN, Mainichi e Saitama Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão