A produção de arroz do Japão para 2024 deve chegar a 6.83 milhões de toneladas, excedendo a demanda estimada para o ano até junho de 6.74 milhões de toneladas, disse na quarta-feira (30) o Ministério da Agricultura.
É previsto que o estoque de arroz do setor privado melhore para 1.62 milhão de toneladas até o fim de junho de 2025 de uma baixa de todos os tempos de 1.53 milhão de toneladas ante o ano anterior, disse o Ministério da Agricultura, Floresta e Pescas, prenunciando algo bom para a recente escassez no fornecimento e aumento de preço causados pelo verão extremo que reduziu a colheita da temporada anterior.
Entretanto, o preço do arroz, um alimento básico, pode continuar relativamente alto, visto que a inflação deve manter os custos de produção elevados, disseram observadores.
Em relação à demanda, o ministério acredita que a tendência de queda a longo prazo continuará inalterada, com o recente crescimento de demanda simplesmente sendo o resultado de um ritmo mais lento nos aumentos no preço do arroz do que aqueles para macarrão e pão e mais consumo em restaurantes com o atual auge no turismo.
O volume de produção em 2025 deve continuar inalterado a 6.83 milhões de toneladas, mas a demanda provavelmente caíra para 6.63 milhões de toneladas, parcialmente devido a preços altos, disse o ministério.
O ministério divulgou uma análise de escassez de arroz no verão, dizendo que o fornecimento falhou em atender a demanda de estoque após a agência de meteorologia ter emitido em agosto seu primeiro alerta sobre o risco aumentado de um megaterremoto ao logo na Fossa de Nankai.
Fonte: Japan Today