Revalida: o diploma de medicina expedido no Japão serve no Brasil?

Brasileiros formados em medicina no Japão, país com qualidade excepcional nos serviços de saúde e educação, podem clinicar no Brasil por meio da revalidação do diploma.

Imagem ilustrativa (PM)

Todos os anos, muitos brasileiros fazem suas malas e se mudam para fora do país com intenção de trabalhar ou estudar. Com a promessa de salários mais altos e maior qualidade de vida, os países europeus e os EUA estão sempre encabeçando as listas de países mais buscados. Mas o Japão é um destino muito procurado por pessoas almejam a realização de seus sonhos, principalmente descendentes de japoneses.

Publicidade

O mesmo serve para os estudos. Com cinco universidades ocupando o ranking das 100 melhores do mundo, sendo a de Tóquio, a mais famosa, colocada em 23º lugar no QS Ranking, estudar no Japão tem se tornado uma opção para os brasileiros. Além disso, o sistema que possui tanto universidades privadas como públicas tende a ter um custo com ensino mais barato, quando comparado com as grandes universidades dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Estudar medicina no Japão é possível para brasileiros

Por isso, muitas pessoas pensam em cursar medicina no Japão. Junto do ensino de qualidade, está a tradição milenar e um sistema de saúde dos mais eficientes do mundo. Todos esses elementos juntos despertam o interesse em jovens que sonham conhecer mais da cultura nipônica, ao mesmo tempo em que estudam em algumas das melhores universidades do mundo.

A fim de facilitar este processo, a embaixada do Japão no Brasil oferece bolsas para jovens estudantes que desejam estudar no país, por exemplo. Para tanto, é preciso cumprir com algumas exigências como conhecimento avançado em inglês, conhecimento básico em japonês e alta performance escolar. Os interessados em bolsas para medicina passam por provas, cujo desempenho também deve ser excelente.

O bacharelado em medicina no Japão tem duração de seis anos, e ao final o estudante estará com seu diploma japonês de medicina em mãos. Contudo, caso não deseje clinicar no Japão e queira retornar ao Brasil, o médico formado deve passar pelo processo do Revalida. Trata-se de um exame prático e teórico que testa as habilidades necessárias para o exercício da medicina em solo brasileiro.

Conhecendo o processo do Revalida para clinicar no Brasil

Para tanto, além de ser brasileiro, é preciso que o médico esteja portando seu diploma de graduação expedido por instituição de educação superior estrangeira, e que este seja reconhecido no Japão pelo Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão, ou MEXT.

O candidato então se inscreve para a primeira etapa do Revalida, que consiste em uma prova teórica, de 100 questões objetivas e 5 discursivas. O agendamento é feito mediante o pagamento de uma taxa de inscrição. Caso seja aprovado na prova escrita e discursiva, estará apto para a segunda etapa. Mediante o pagamento de outra taxa de inscrição, o candidato agenda então a prova prática.

A prova prática é feita em um final de semana. Em cada dia, o candidato percorrerá 5 estações realizando tarefas em clínica médica, cirurgia, ginecologia-obstetrícia, pediatria e medicina da família. O tempo é de dez minutos para cada tarefa. Se aprovado, deve apresentar-se a uma universidade parceira escolhida para então fazer a revalidação do diploma. O diploma expedido no Japão será válido então para o Brasil por pelo menos um ano.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Raul Seixas no Japão – Cover realiza turnê no país com três apresentações

Publicado em 19 de outubro de 2024, em Tome Nota

O espetáculo cover promove uma viagem nostálgica pela vida de Raul Seixas, apresentando suas canções que fazem sucesso até os dias atuais.

Shows acontecerão em Aichi, Shizuoka e Shiga (foto/divulgação)

O cantor Adan Andrade desembarca no Japão com a turnê “Tributo Raul Seixas”. O espetáculo cover promove uma viagem nostálgica pela vida de Raul Seixas, apresentando suas canções que fazem sucesso até os dias atuais.

Publicidade

Em 2024, são 35 anos sem o artista, que completaria no ano que vem 80 anos de idade. Raul Seixas faleceu em 21 de agosto de 1989, e deixou uma legião de fãs da sua música e das suas letras.

Raul Santos Seixas além de cantor, foi compositor, produtor e multi-instrumentista brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. O artista é considerado o Pai do Rock Brasileiro e Maluco Beleza.

Sua obra musical é composta por dezessete discos lançados durante 26 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros em músicas como Let me Sing.

Seu álbum de estreia, Raulzito e os Panteras (1968) foi produzido quando integrava o grupo Raulzito e os Panteras, mas só ganhou notoriedade crítica e de público com músicas como Ouro de Tolo, Mosca na Sopa e Metamorfose Ambulante, do álbum Krig-ha, Bandolo!, de 1973.

Raul Seixas tinha um estilo musical que era chamado de “contestador e místico”, por conta dos ideais que defendia, como a Sociedade Alternativa apresentada no álbum Gita, lançado em 1974.

Turnê no Japão
O show “Tributo Raul Seixas” apresentado pelo cover Adan Andrade terá três apresentações no Japão.
Dia 16 de novembro (sábado) em Konan (Shiga), no restaurante Capricciosa de Konan
Dia 22 de novembro (sexta) em Hamamatsu (Shizuoka), no Avenida Brasil
Dia 23 de novembro (sábado) em Handa (Aichi), no Craft Pub

A realização do evento é da Jin Connetion, empresa que realiza também com sucesso o The Model Japan.
Mais informações: +81-90-5632-9921

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão