Uma revoada chegou em uma cidade de Mie por volta de julho deste ano, como se fosse uma praga, por causa do barulho e da sujeira de um parque, deixando seus excrementos.
Trata-se da ave estorninho cinzento (Spodiopsar cineraceus), que não chega a ser migratória de longa distância, mas costuma se mover do leste da Ásia no verão.
O bando costuma ficar no Parque Niwamichi, na cidade de Yokkaichi (Mie), ao ponto da prefeitura ter que fechar temporariamente a pista de skate durante as férias de verão por causa dos danos fecais, um problema de saúde pública muito sério.
Além da sujeira, os estorninhos cinzentos são barulhentos, cujas vozes soam como gritos.
A prefeitura usou falcões para tentar expulsá-los e além disso, as obras de construção ao redor da área parecem ter espantado essa revoada por alguns anos, mas com o plantio das canforeiras, esses pássaros voltaram, com aumento de sua densidade.
Mesmo em outubro, já no outono, quando esse bando teria que ter ido embora, ainda continua nas canforeiras fazendo muito barulho à noite.
O Parque Niwamichi estava programado para abrir durante a semana durante o período de férias de verão, de 20 de julho até o final de agosto. Foi reaberto somente aos sábados e domingos desde 28 de setembro.
Fonte: You-Yokkaichi