A reportagem da ANN foi até o Rio Ooka que atravessa a cidade de Yokohama (Kanagawa) na segunda-feira (28), depois de receber um vídeo de um residente local no dia anterior, mostrando que a superfície da água estava vermelha.
Além disso, à noite, a foz do rio brilhava em azul e branco. Portanto, o rio fica vermelho durante o dia e brilha à noite. Por isso, a reportagem também consultou um especialista, pois a vizinhança estava intrigada.
“A cor vermelha é causada por um surto de fitoplâncton chamado Noctiluca scintillans. Quando estimulados, eles emitem luz azul. Eles brilham apenas por um momento. No oceano, parece brilhar por um tempo mais longo”, explicou o professor Yuichi Oba, da Faculdade de Biologia Aplicada, da Universidade de Chubu.
Esse plâncton tem diâmetro de cerca de 1 milímetro. Ocorre quando a temperatura da água sobe e durante o dia, cobrindo a superfície de vermelho.
O fenômeno do brilho branco-azulado à noite é causado pelo mesmo plâncton e está ocorrendo nas praias de todo o país.
“Esse fenômeno da superfície vermelha não é muito tóxico. O oxigênio que se consome reduz a concentração no rio, o que pode matar os peixes, então não se pode dizer que seja totalmente inofensivo”, apontou o professor.
Fonte: ANN