Uma sociedade respiratória e outras instituições no Japão anunciaram em conjunto medidas para prevenir a propagação da pneumonia por micoplasma, cujos casos estão aumentando no país.
A pneumonia por micoplasma (マイコプラズマ肺炎 – mycoplasma haien) é uma doença respiratória causada por bactéria.
Crianças são mais suscetíveis à infecção do que adultos.
Casos de pneumonia por micoplasma começaram a aumentar no Japão neste verão.
Sintomas incluem febre e tosse persistente.
Dados do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) mostram que o número médio semanal de casos reportados por cerca de 50 instituições médicas a nível nacional alcançaram uma nova alta recorde em 13 de outubro.
Essa foi a terceira alta semanal desde quando um novo método de coleta de dados foi instituído.
O relatório anunciado conjuntamente pela Sociedade Respiratória Japonesa e outras instituições diz que a pneumonia por micoplasma se espalha facilmente em escolas e provavelmente é transmitida de crianças para adultos em casa.
Boa ventilação e uso de máscara são maneiras eficazes para impedir que a infecção se espalhe. A bactéria é transmitida através de gotículas produzidas por tosse e espirro.
O relatório recomenda ir ao médico para verificar possível infecção se você e pessoas ao seu redor estiverem tossindo.
Pesquisadores confirmaram uma cepa da bactéria que é resistente a um medicamento comumente usado para tratar pneumonia por micoplasma.
É recomendado que os pacientes que receberam o medicamento consultem um médico novamente se seus sintomas não melhorarem dentro de vários dias.
Hiroshi Mukae, professor no Hospital Universitário de Nagasaki e membro da Sociedade Respiratória do Japão, diz que as pessoas não devem ficar excessivamente apreensivas, visto que casos de pneumonia por micoplasma não são graves.
Entretanto, ele diz que como o patógeno tem um período de incubação longo, os pacientes podem transmiti-lo involuntariamente.
Ele pede que as pessoas tomem medidas básicas para prevenir a propagação de doenças infecciosas, como usar máscara e lavar muito bem as mãos.
Fonte: NHK