Superlua e mais uma chuva de meteoros em outubro

Olhar para o céu noturno pode relaxar ao ver as estrelas e a lua, ainda mais quando ela está maior como desta vez. Sem falar na imperdível chuva de meteoros.

À esq. um meteoro e à dir. uma superlua (PM)

A lua cheia de outono é imperdível e este ano poderá ser vista gigante por volta das 20h26 de quinta-feira (17). É a chamada superlua, quando estará mais próxima à Terra este ano.

Publicidade

De acordo com o Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ), o diâmetro aparente parecerá ser cerca de 14% maior que o da menor lua cheia deste ano, em 24 de fevereiro. É um evento no céu imperdível, por isso, marque no seu calendário e registre um momento especial sob o luar.

Chuva de meteoros Oriônidas

Outro evento para tomar nota é mais uma chuva de meteoros, a segunda do mês de outubro.

Desta vez são os meteoros Oriônidas que vão cruzar o céu, com uma média de 5 a 10 por hora. O pico será na próxima semana, segunda-feira (21), por volta das 22h até o amanhecer, mas poderá ver os meteoros uns dias antes e depois. O horário das 22h em diante facilita a observação, pois é quando o ponto radiante começa a subir.

De acordo com pesquisas utilizando o modelo de trilha de poeira, foi relatado que o número de meteoros aumentou devido à poeira emitida pelo cometa Halley há cerca de 3 mil anos, explica o NAOJ.

Como sempre, as recomendações são escolher um local com pouca interferência das luzes urbanas, que dê para ver amplamente o céu e desta vez, escolha pontos em direção oposta à lua. E também, torcer para que o céu esteja limpo de nuvens.

Procure o lado leste e e o ponto radiante para ter mais possibilidades de ver a chuva de meteoros (WeatherNews)

Fontes: WeatherNews, NAOJ e Astroarts

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Macaco é visto em Kasugai e em vários locais de Nagoia

Publicado em 15 de outubro de 2024, em Sociedade

Um macaco foi visto no feriado em diversos bairros de Nagoia sem se incomodar com as pessoas andando nas ruas.

Primata descansando e de olho nas pessoas, quando estava em Sakae, Nagoia (Tokai TV/FNN)

No feriado, segunda-feira (14), a polícia teve que usar o auto-falante da viatura para avisar os residentes de alguns bairros de Nagoia (Aichi) sobre um macaco que foi visto em diversos lugares, mas sempre pulando de muro em muro.

Publicidade

Inicialmente, parece ter sido visto na cidade de Kasugai (Aichi). Depois, deve ter andado bastante, pois os relatos indicam que passou por Kita-ku, já em Nagoia, depois por Higashi-ku, perto da emissora Tokai TV, tanto que o camera man o perseguiu mas depois o primata sumiu.

Mais tarde, por volta das 13h30, várias pessoas o viram em Naka-ku Sakae 3 chome, cujas ruas estavam cheias de pedestres por causa do feriado. Diversos grupos com seus smartphones em mãos gravaram o macaco andando na calçada, subindo nos muros e postes. 

Os policiais o cercaram, mas ninguém conseguiu pegá-lo. De Sakae foi para Kanayama.

E, pelo jeito, o primata é rápido, pois por volta das 14h30 foi visto por várias outras pessoas em Atsuta-ku. 

Embora tenha percorrido uma vasta área na cidade de Nagoia, não há relatos de ataques. A polícia pede às pessoas que não o alimente e tampouco o toque. Se avistá-lo, pede para ligar para o 110.

Em Higashi-ku, perto da emissora, um policial vai atrás mas o macaco escapa (Tokai TV/FNN)

Fontes: Tokai TV/FNN, Nagoya TV e CBC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão