A lua cheia de outono é imperdível e este ano poderá ser vista gigante por volta das 20h26 de quinta-feira (17). É a chamada superlua, quando estará mais próxima à Terra este ano.
De acordo com o Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ), o diâmetro aparente parecerá ser cerca de 14% maior que o da menor lua cheia deste ano, em 24 de fevereiro. É um evento no céu imperdível, por isso, marque no seu calendário e registre um momento especial sob o luar.
Chuva de meteoros Oriônidas
Outro evento para tomar nota é mais uma chuva de meteoros, a segunda do mês de outubro.
Desta vez são os meteoros Oriônidas que vão cruzar o céu, com uma média de 5 a 10 por hora. O pico será na próxima semana, segunda-feira (21), por volta das 22h até o amanhecer, mas poderá ver os meteoros uns dias antes e depois. O horário das 22h em diante facilita a observação, pois é quando o ponto radiante começa a subir.
De acordo com pesquisas utilizando o modelo de trilha de poeira, foi relatado que o número de meteoros aumentou devido à poeira emitida pelo cometa Halley há cerca de 3 mil anos, explica o NAOJ.
Como sempre, as recomendações são escolher um local com pouca interferência das luzes urbanas, que dê para ver amplamente o céu e desta vez, escolha pontos em direção oposta à lua. E também, torcer para que o céu esteja limpo de nuvens.
Fontes: WeatherNews, NAOJ e Astroarts