As Nações Unidas dizem que se a atual tendência continuar, a temperatura média global pode aumentar em 3.1ºC acima dos níveis pré-industriais até o fim do século.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente divulgou um relatório na quinta-feira (24) dizendo que emissões de gases do efeito estufa globais em 2023 aumentaram em 1.3% ante o ano anterior para uma alta recorde de 57.1 gigatoneladas do equivalente de dióxido de carbono.
O relatório diz que as emissões caíram em 7.5% nos 27 países da União Europeia e 1.4% nos EUA, enquanto a China e a Índia viram aumentos de 5.2% e 6.1%, respectivamente.
A fim de atender a meta internacional de limitar aquecimento global para 1.5°C, como indicado no Acordo de Paris, o relatório diz que as emissões precisam ser cortadas em 42% até 2030 comparadas com os níveis de 2019. O acordo foi adotado em 2015 em uma conferência do clima das Nações Unidas conhecido como COP21.
Exige-se que os países apresentem suas metas de mitigação de emissões para 2035 até o próximo mês de fevereiro.
O relatório diz que as conversas COP29 programadas para o Azerbaijão no mês que vem devem ser usadas como uma oportunidade para estabelecer metas ainda mais ambiciosas.
“Essencialmente, precisaríamos de mobilização global em uma escala e ritmo nunca vistos antes”.
Fonte: NHK