Soube-se na terça-feira (22) que uma equipe de funcionários da Agência de Serviços Financeiros do Japão está conduzindo uma inspeção in loco na sede da empresa Toyota Mobility, situada em Minato-ku, Tóquio, uma subsidiária integral da Toyota Motor, com mais de 200 concessionárias somente na capital japonesa.
Além da Toyota Mobility Tokyo, a Agência de Serviços Financeiros está inspecionando simultaneamente mais duas empresas: a Idom, que opera um negócio de vendas de carros usados sob a marca Gulliver, e a Good Speed (GS), uma grande empresa do mesmo setor, com sede em Nagoia (Aichi).
Descobriu-se que mais de 10 revendedores afiliados da Toyota, incluindo Netz Toyota Ibaraki, inflacionaram os custos de reparo de veículos a partir de 2022. Em maio de 2024, a Sapporo Toyota Motor Corporation anunciou que nos últimos 10 anos ocorreram 7.578 cobranças adicionais fraudulentas para trabalhos de manutenção solicitados por empresas de leasing. Como resultado, em agosto do mesmo ano, a Sapporo Toyota recebeu uma punição administrativa do Departamento de Transportes de Hokkaido do Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT), suspendendo algumas operações por 10 dias.
Por outro lado, na Toyota Mobility Tokyo, em fevereiro de 2020, foram descobertas mais de 2 mil reclamações inflacionadas sobre custos de pintura de veículos e outros encargos em aproximadamente 70 lojas, ou aproximadamente 30% do total. Em 2021, uma auditoria do Departamento de Transportes de Kanto do MLIT revelou inspeções fraudulentas de veículos em que os valores medidos foram falsificados, e a equipe de gestão realizou uma “coletiva de imprensa para apresentar um pedido de desculpas”.
Em resposta à questão das reclamações fraudulentas de seguros por parte da antiga Big Motor (atualmente Weekers), a Agência de Serviços Financeiros anunciou este verão uma política para reforçar a monitorização e as inspeções dos concessionários de automóveis e das empresas de venda de carros usados que também atuam como agentes de seguros.
Como a Toyota Mobility Tokyo é a única empresa de vendas gerida diretamente pela Toyota Motor, parece que a montadora decidiu que é necessário realizar inspeções para compreender o estado real da gestão, a fim de fortalecer os regulamentos no futuro.
Em relação a essa inspeção in loco, a controladora Toyota Motor respondeu à entrevista da NHK, dizendo: “Atualmente estamos confirmando os fatos”.
Fontes: NHK e Toyo Keizai