O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que pelo menos 3 mil soldados norte-coreanos estão sendo atualmente treinados em instalações no leste da Rússia, possivelmente para combater pelo Kremlin.
“Avaliamos que entre o início a meados de outubro, a Coreia do Norte movimentou pelo menos 3 mil soldados para o leste da Rússia”, disse Kirby aos repórteres na quarta-feira (23).
Ele disse que os EUA avaliam que os soldados viajaram de navio da área de Wonsan, no leste da Coreia do Norte, para Vladivostok, no extremo leste da Rússia, e então para vários locais de treinamento militar no país, onde eles estão passando por treinamento atualmente.
Ele acrescentou que é “certamente uma probabilidade altamente preocupante” que esses soldados podem ser depois enviados para o oeste da Rússia e se engajar em combate contra as forças ucranianas.
Kirby apontou que isso mostraria que a Rússia está sofrendo perdas extraordinárias no campo de batalha todos os dias.
Ele disse que isso também demonstraria “um nível sem precedentes de cooperação militar direta entre a Rússia e a Coreia do Norte, com implicações na segurança na Europa, assim como no Indo-Pacífico”.
Kirby disse que os EUA, junto com seus aliados e parceiros, ficarão de olho na movimentação de soldados norte-coreanos sendo treinados na Rússia.
O secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, também manifestou grave preocupação com o despacho de tropas da Coreia do Norte para a Rússia, chamando isso de “muito, muito sério”.
Fonte: NHK