X de Elon Musk é desbloqueado no Brasil

Fim da guerra entre Moraes e Musk, pelo menos por agora que a plataforma volta a funcionar no Brasil.

Foto do perfil de Elon Musk no X (reprodução)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na terça-feira (8), no horário de Brasília, o desbloqueio da rede social X, antigo Twitter, no Brasil. Com a decisão, a plataforma deve voltar à normalidade.

Publicidade

A liberação foi feita após a empresa pagar multa de R$ 28,6 milhões para voltar a operar. A decisão também contou com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Em 30 de agosto, Moraes retirou o X do ar após a empresa fechar seu escritório do Brasil e deixar de ter um representante legal no país, condição obrigatória para qualquer empresa funcionar em solo brasileiro.

O bilionário Elon Musk, dono da rede social, anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil após a rede ser multada por se recusar a cumprir a determinação de retirar do ar perfis de investigados pela Corte pela publicação de mensagens consideradas antidemocráticas.

No entanto, a representação foi reativada nas últimas semanas, e a advogada Rachel Villa Nova voltou a ser a representante legal da rede. Com a reabertura da representação e o pagamento da multa, o X pediu ao ministro para voltar ao ar.

Anatel em ação

O cumprimento do desbloqueio deverá ser implementado pelas operadoras de telefonia. Moraes determinou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adote as medidas para notificar as empresas.

Ao liberar o retorno do X no Brasil, Alexandre de Moraes disse que a empresa cumpriu os requisitos necessários para voltar a operar em território nacional.

“Decreto o término da suspensão e autorizo o imediato retorno das atividades do X Brasil Internet LTDA. em território nacional e determino à Anatel que adote as providências necessárias para efetivação da medida, comunicando-se esta Suprema Corte no prazo de 24 horas”, decidiu o ministro.

Essa atitude de bloquear o X no Brasil repercutiu no mundo inteiro, pois presume-se que embora seja um país democrático, o STF atua de forma bem diferente. Com a decisão de liberar o X, a imprensa internacional voltou a publicar o assunto, inclusive no Japão.

“Moraes, que aumentou o escrutínio sobre a desinformação alegando que mina a democracia, há muito tempo está em desacordo com Elon Musk, que não tomou medidas contra a ideia da liberdade de expressão”, redigiu o jornal Asahi.

Fontes: Agência Brasil, Asahi Shimbun e Tokyo Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Israel expande operação terrestre no Líbano

Publicado em 9 de outubro de 2024, em Notícias do Mundo

Milhares de soldados adicionais foram enviados à região, e assumiram controle de um complexo do Hezbollah usado para armazenar armas.

Milhares de soldados israelenses adicionais foram enviados ao Líbano (ilustrativa/banco de imagens)

Israel disse que expandiu suas “operações limitadas, localizadas e específicas” contra o grupo militante apoiado pelo Irã, o Hezbollah, no sul do Líbano.

Publicidade

Milhares de soldados adicionais foram enviados à região. Eles destruíram lançadores de projéteis e um túnel perto da fronteira, e assumiram controle de um complexo do Hezbollah usado para armazenar armas, as quais eles dizem representar uma “ameaça direta” aos israelenses.

Autoridades libanesas reportaram que 36 pessoas foram mortas nos últimos dias.

O vice-líder do Hezbollah, Naim Qassem, disse na terça-feira (8) que seu grupo, com o suporte do Irã, está mudando “a face do Oriente Médio”.

“O Irã forneceu suporte claro e bem conhecido para a resistência na Palestina, Líbano e a região. E isso é de se orgulhar”, disse Qassem.

A mídia israelense divulgou que o Hezbollah disparou mais de 100 mísseis pela fronteira no norte de Israel.

O ministro de Relação Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse na terça-feira em uma coletiva de imprensa no Teerã que ele estava partindo em um tour na Árabia Saudita e países vizinhos para reunir suporte.

Aragchi disse que quer trabalhar sobre como deter o que ele chama de “crimes” israelenses.

“A República Islâmica do Irã não quer aumentar a tensão e guerra, embora não tenhamos medo da guerra. Estamos completamente preparados. Se eles querem testar nossa vontade, como eu disse. Eles podem”, acrescentou.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR) disse que cerca de 250 mil pessoas fugiram do Líbano e atravessaram a Síria em busca de segurança.

Entretanto, a agência acrescentou que muitos deles são sírios que haviam escapado do combate em casa anos atrás.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão