Com acidentes relacionados a aquecedores tipicamente aumentando com a queda das temperaturas, o Instituto Nacional de Tecnologia e Avaliação (NITE) está pedindo que as pessoas inspecionem seus dispositivos de aquecimento antes do inverno.
Em um aviso de segurança divulgado em 31 de outubro, o NITE reportou que 582 incidentes relacionados a aquecedores ocorreram entre 2019 e 2023, com os elétricos e a querosene envolvidos em mais de 80% dos casos.
Os incidentes tipicamente aumentaram em novembro e alcançaram o pico em dezembro, com níveis elevados de acidentes relacionados a aquecedores continuando até abril.
Grande parte desses incêndios se originou de vazamentos de querosene das tampas dos tambores, seguidos por incidentes em que gasolina foi usada no lugar e contato acidental com materiais inflamáveis.
Aquecedores elétricos contaram por 182 incidentes, os quais causaram amplos danos a propriedades.
O NITE citou que muitos desses acidentes envolveram produtos que passaram por recall, geralmente devido a problemas como rupturas de fio que levaram a incêndios.
Para prevenir acidentes, o NITE orienta os usuários a removerem a poeira de saídas de ar em aquecedores a querosene para impedir refluxo e recomenda descartar de forma segura qualquer combustível restante.
Também é crucial garantir que recursos de desligamento automático estejam funcionando, especialmente em áreas propensas a terremotos.
Para aquecedores elétricos, o NITE enfatizou a importância de verificar produtos que estão sujeitos a recall, inspecionando fios e tomadas e confirmando que mecanismos de desligamento estejam funcionais.
Dada a alta demanda de energia de aquecedores, a agência alerta contra o uso de fios de extensão ou adaptadores com tomadas múltiplas.
“A crença de que “esse aquecedor funcionou no ano passado, então está bem este ano” é geralmente a raiz da maioria dos acidentes”, alertou o NITE.
“Começando a estação com inspeções detalhadas – e verificações regulares – ajudarão a garantir um inverno mais seguro”.
Fonte: Japan Times