Logo da TSMC (PM)
Segundo a mídia local (de Taiwan), a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) declarou que não comentaria sobre nenhuma ação legal pendente depois que mais de uma dúzia de funcionários atuais e antigos dos Estados Unidos entraram com uma ação coletiva acusando a fabricante de semicondutores de práticas discriminatórias.
Publicidade
Inicialmente aberto em agosto, o processo foi reaberto na semana passada como um caso de ação coletiva com 13 demandantes nomeados.
Os 13 demandantes — cujos históricos incluem nacionalidades americana, mexicana, nigeriana, europeia e sul-coreana — buscam indenização para reparar as práticas de discriminação racial aparentes da TSMC.
No processo, os demandantes alegaram que as práticas de emprego da TSMC incluem um “padrão intencional e prática de discriminação de emprego contra indivíduos que não são da raça do Leste Asiático, não são de origem nacional taiwanesa ou chinesa e que não são cidadãos de Taiwan ou China, incluindo discriminação em decisões de contratação, equipe, promoção e retenção/rescisão”.
Embora tenha se recusado a comentar sobre o processo, a TSMC disse que o recrutamento e a promoção na empresa não levaram em consideração fatores como nacionalidade e raça.
“A TSMC acredita fortemente no valor de uma força de trabalho diversificada e contratamos e promovemos sem considerar gênero, religião, raça, nacionalidade ou filiação política porque respeitamos as diferenças e acreditamos que oportunidades iguais de emprego fortalecem nossa competitividade”, disse a empresa.
“Também fornecemos vários canais para os funcionários levantarem preocupações e nos esforçamos para abordar as preocupações de forma construtiva”, disse.
No Arizona, Estados Unidos, a TSMC está construindo duas fábricas avançadas, com a primeira programada para iniciar a produção em massa no início do ano que vem, usando o sofisticado processo de 4 nanômetros, enquanto a segunda está programada para produzir em massa wafers (fina fatia de material semicondutor) usando os processos de 3 nanômetros e 2 nanômetros em 2028 para explorar a sólida demanda por aplicações de inteligência artificial (IA).
A TSMC anunciou um plano para construir uma terceira fábrica no Arizona usando o processo de 2 nanômetros ou tecnologia mais avançada, com produção programada para começar no final de 2030, aumentando seu investimento total nesse estado para mais de 65 bilhões de dólares.
Fontes: Taipei Times e Focus Taiwan