Na quinta-feira (21), a Amazon Japan revelou à imprensa sua base de entregas gigantesca em Nagoia (Aichi), que faz a triagem e gestão das encomendas.
É a maior base de entregas da empresa na região Tokai em termos de volume de remessas e espaço físico. A entrega no mesmo dia e no dia seguinte será expandida para algumas áreas, incluindo as cidades de Nagoia, Owariasahi e Yokkaichi (Mie).
Incorporando o primeiro equipamento do Japão que classifica e organiza automaticamente os produtos por região, processa aproximadamente 100 mil encomendas por dia nos horários de pico.
A Estação de Entrega Nagoya Nakamura ou Delivery Station (DS) é a terceira base da Amazon na província de Aichi e foi inaugurada em setembro. A área útil é de aproximadamente 23 mil metros quadrados. A nova localização não só ampliará o número de áreas onde os clientes podem utilizar o serviço de entrega, que permite a conclusão da entrega deixando as encomendas em um local designado (chamado de 置き配, lê-se okihai), mas também permitirá que os clientes recebam mais de 7 milhões de itens no dia seguinte.
As instalações logísticas da empresa são amplamente divididas em dois tipos.
Para compreender, o Fulfillment Center (FC) ou centro de distribuição na tradução livre, é uma instalação logística de grande escala que armazena grandes quantidades de uma ampla variedade de produtos. A DS é uma instalação de entrega que agrega pacotes enviados do FC por região.
Ao expandir a própria rede de entregas com a DS, a Amazon se torna capaz de lidar com entregas diretas, o que também ajudará a reduzir a carga sobre os motoristas.
A DS é a única no Japão que usa o algoritmo próprio da Amazon para classificar automaticamente os produtos por região. Ao gerenciá-la com o sistema torna-se possível entregar pela rota mais eficiente.
A Amazon planeja abrir 15 novas DS no Japão até o final deste ano, aumentando o número para mais de 65 locais.
O Diretor Regional Junta Funaki, responsável pela divisão de operações de entrega, disse: “Gostaríamos de melhorar a conveniência para nossos clientes abrindo esta instalação. Usaremos essa DS como exemplo e consideraremos a introdução de sistemas de automação no futuro”.
Fontes: Nikkei e Nagoya TV