O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, anunciou uma política para estabelecer um novo quadro para fornecer apoio público de mais de 10 trilhões de ienes ao longo dos 7 anos, até ao ano fiscal de 2030, a fim de incentivar as indústrias nacionais de inteligência artificial (IA) e de semicondutores.
O objetivo é encorajar o investimento do setor privado, mas como continua a fornecer enormes quantidades de apoio a indústrias específicas, a sua validade e eficácia serão provavelmente seriamente questionadas.
No que diz respeito à indústria nacional de semicondutores, o governo tem reforçado o seu apoio alocando um orçamento de quase 4 trilhões de ienes nos últimos três anos, mas a Rapidus, que visa produzir internamente semicondutores de ponta, apontou que há necessidade de mais apoio, de 4 trilhões de ienes adicionais.
Para os próximos 10 anos, Shigeru Ishiba quer investir nos setores público e privado mais de 50 trilhões de ienes.
O governo espera atrair investimentos do setor privado, deixando claro seu compromisso de apoiar as indústrias de IA e de semicondutores no longo prazo, e utilizou ações de propriedade do governo, como as da NTT, para arrecadar os fundos necessários para o apoio e considerando a emissão de títulos governamentais provisórios.
Fontes: JNN e NHK