Descobriu-se que uma bebê de 6 meses morreu no Hospital Infantil da Província de Hyogo (兵庫県立こども病院), na cidade de Kobe, depois que lhe foi ministrada por engano um medicamento com concentração 5 vezes maior do que o recomendado.
De acordo com esse hospital, no início de setembro, uma bebê de 6 meses que havia sido hospitalizada com uma doença congênita piorou repentinamente e morreu enquanto recebia antibióticos para tratar da pneumonia.
Uma investigação posterior da instituição hospitalar revelou que houve um erro no método de diluição do antibiótico, resultando em uma concentração 5 vezes superior ao normal, e que foi aplicado em uma hora em vez das duas recomendadas.
O responsável foi um médico com menos de 10 anos de experiência em serviço de medicina geral, que teria declarado ao hospital, durante entrevista, que leu mal a bula do medicamento e deu instruções à enfermeira.
Em coletiva de imprensa na quinta-feira (14), a diretoria do hospital explicou que “ainda não é conhecida a relação causal entre a overdose e o tempo incorreto de administração que causou a morte da paciente”.
Também esclareceu que estabelecerá um comitê de investigação de acidentes médicos que inclua membros externos para investigar o processo do tratamento e a causa da morte.
Fonte: ABC TV