Cerca de mil funcionários atendem à demissão voluntária na Nissan americana

Ainda está bem longe dos 9 mil que a Nissan irá cortar pela crise dentro da montadora japonesa, que não conseguiu acompanhar a evolução dos veículos descarbonizados.

Logo da Nissan (JNN)

Na quinta-feira (21), a Nissan Motor anunciou que aproximadamente 6% dos seus funcionários da sua subsidiária norte-americana solicitaram aposentadoria (demissão) voluntária, em resposta ao recrutamento entre abril e setembro deste ano.  

Publicidade

Embora o número detalhado dos cortes de empregos não tenha sido divulgado, acredita-se que sejam cerca de 900 a mil pessoas. Essa leva de demissão voluntária faz parte do plano da Nissan para reduzir a sua força de trabalho em todo o mundo, em um esforço para recuperar o desempenho dos seus negócios.

Os funcionários que se inscreveram para o plano de demissão voluntária deverão ser desligados ainda este ano. Segundo a montadora, são todos de departamentos indiretos.

A Nissan anunciou em 7 deste mês que seu lucro líquido consolidado para o período de abril a setembro de 2024 foi de 19,2 bilhões de ienes, uma queda de 94% em relação ao mesmo período do ano passado. Anunciou também que reduziria a sua capacidade de produção global em 20% e cortaria 9 mil empregos, ou pouco menos de 10% da força de trabalho total.

A montadora japonesa não conseguiu introduzir veículos híbridos (HV), que são populares no mercado norte-americano, e os novos não venderam bem. O resultado operacional consolidado no mercado norte-americano no período abril-setembro foi um déficit de 4,1 bilhões de ienes, uma deterioração significativa em relação ao mesmo período do ano anterior (superávit de 241,3 bilhões de ienes).

A Nissan não divulgou neste momento o número de funcionários que serão cortados além desse plano de demissão voluntária, nem as regiões ou fábricas que estarão sujeitas a reduções na capacidade de produção.

Fontes: Nikkei e JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toyota inicia recall de diversos modelos de veículos

Publicado em 22 de novembro de 2024, em Economia

A Toyota Motor informou sobre recalls de 5 modelos, por problemas distintos.

Dois dos 5 modelos do recall, à esq. Corolla e à dir. Corolla Touring (reprodução)

Na quinta-feira (21), a Toyota Motor apresentou ao Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT) que fará recalls de diversos modelos de veículos, no total de 4 petições. 

Publicidade

Para cada petição apresentou as causas e informou que os reparos serão gratuitos nas concessionárias de todo o país a partir de sexta-feira (22).

Um dos recalls é dos veículos híbridos Corolla, Corolla Sport e Corolla Touring produzidos entre 2022 e 2024, no total de 115.206 unidades, por problema no computador de controle do atuador do freio. Para verificar o número do chassi toque aqui.

O outro é para os modelos Prius, Corolla e Corolla Touring fabricados entre julho e setembro de 2024, no total de 4.902 unidades (verifique o número do chassi aqui). O problema nesses modelos é que em alguns eixos intermediários, surgiram rachaduras durante a moldagem das juntas devido à consideração insuficiente do processo de processamento da prensa.

Outro recall é de 1.429 unidades do modelo Corolla Touring, fabricados em março do ano passado. O motivo é a impermeabilidade, ou seja, a possibilidade de infiltração da água da chuva nos monitores com visão panorâmica ou guia traseira, devido ao gerenciamento insuficiente do equipamento de soldagem.  

Outro recall é do modelo Land Cruiser fabricado em setembro deste ano. Em algumas unidades (1.351) foi constatado gerenciamento insuficiente dos equipamentos de produção dos eixos de transmissão dianteiros, alguns componentes das juntas laterais das rodas não foram montados. Portanto, se continuar a utilizar o veículo nessas condições, a junta poderá ser danificada, o que impede continuar a direção.

Se tem um desses modelos, pode procurar a concessionária Toyota mais próxima.

Fonte: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão