Na China, a produção anual de veículos de novas energias, como os veículos elétricos (VEs), ultrapassou 10 milhões de unidades pela primeira vez este ano.
De acordo com a Associação de Fabricantes de Automóveis da China, a produção anual de veículos de nova energia no país era de apenas 18 mil em 2013, quando as estatísticas começaram, mas atingiu 1 milhão em 2018, e no ano 2022 chegou à marca dos 5 milhões.
O ritmo de aumento acelerou, com a produção deste ano ultrapassando a marca dos 10 milhões de unidades, segundo anúncio na quinta-feira (14).
A China é o primeiro país do mundo a produzir mais de 10 milhões de novos veículos energéticos anualmente, e os especialistas prevêem que a produção ultrapassará os 12 milhões até ao final deste ano.
A principal razão para o aumento é que as medidas do governo chinês para incentivar a substituição dos veículos, introduzidas como uma forma de estímulo econômico, estão tendo um efeito importante. No mês passado, os novos veículos energéticos representaram cerca de metade das vendas de automóveis novos no país. As vendas estão em franco crescimento.
Por outro lado, há movimentos para aumentar as tarifas dos VEs fabricados na China, por parte dos países da Europa e dos Estados Unidos, o que pode afetar os número de produção e exportação no futuro. Mas, as fabricantes chinesas estão se expandindo no Sudeste Asiático e América do Sul, construindo bases de produção locais.
Fontes: JNN e NHK