A Agência Nacional de Polícia (ANP) revelou as frases usadas em anúncios de ofertas de trabalho para os “bicos obscuros” os quais suspeitos em uma série de roubos em todo o país se candidataram, em uma tentativa de alertar as pessoas contra se juntar a eles e prevenir mais incidentes.
A ANP listou os chamarizes em 25 de outubro em um esforço para cortar o fornecimento de recrutas para grupos criminosos, como os alegados autores em uma série de roubos e outros crimes principalmente na maior área de Tóquio.
De acordo com a ANP, até 24 de outubro, a sede conjunta de investigação de 4 forças policiais provinciais incluindo o Departamento Metropolitano de Polícia, haviam investigado mais de 30 pessoas entre adolescentes e aquelas na faixa dos 40 anos, incluindo agressores suspeitos nos roubos.
A polícia descobriu a partir das declarações dos suspeitos e de outras fontes que o X (antigo Twitter) foi a plataforma de rede social mais comumente usada para recrutamento, e os candidatos foram então levados para o Signal, um app de comunicação altamente confidencial.
Os termos na mídia social incluíam “altos salários em um curto período de tempo”, “começando a partir de ¥50 mil por dia” e “¥ 200 mil em um certo local em Tóquio” enfatizando que as remunerações eram altas.
Eles também ressaltaram que o pagamento seria feito no dia, com frases como “pagamento imediato” e “distribuiremos o dinheiro”.
Os trabalhos obscuros foram mascarados como fáceis e simples e tarefas legítimas como transportar pessoas e coisas e receber pacotes.
Frases específicas incluíam, “trabalho fácil de ser realizado”, “transportar uma pessoa tarde da noite”, “levar documentos”, “trabalho de táxi” e “colocar malas em um locker (armário com chave)”.
Algumas descrições enfatizaram que o trabalho era um “projeto branco” referindo-se a um trabalho limpo.
Em alguns casos, o critério foi estabelecido como “disponível para operação hoje” ou “habilitação exigida”.
A ANP está pedindo às pessoas que não se candidatem a trabalhos com essas características.
Fonte: Mainichi