No mercado de câmbio de Nova Iorque, Estados Unidos, houve um movimento de venda de ienes e compra de dólares, portanto a moeda americana está ainda mais valorizada.
A taxa de câmbio foi fechada na quarta-feira (13), horário local, a 155 ienes por dólar.
Isso se deve ao aumento das taxas de juro de longo prazo devido às preocupações sobre as políticas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.
Nos Estados Unidos, o índice de preços ao consumidor do mês passado anunciado nessa data estava no mesmo nível das expectativas do mercado, levando à especulação de que a Federal Reserve continuaria a cortar as taxas de juros, levando a uma liquidação das duas moedas. A certa altura, o câmbio chegou a 154 ienes por dólar.
No entanto, desde então, tem sido relatado que o Partido Republicano terá maioria na Câmara dos Representantes, bem como no Senado, levando a um aumento nas taxas de juro de longo prazo nos Estados Unidos. Há uma preocupação de que Trump piore as políticas fiscais, centrando em gastos públicos. Com isso, o dólar foi recomprado e o iene desvalorizou-se para o nível de 155, o pior desde o final de julho deste ano.
Além disso, o preço de um Bitcoin excedeu temporariamente os 90 mil dólares, um novo recorde devido às expectativas de que as transações de criptoativos se tornarão mais ativas sob o governo de Trump.
Tudo isso é retrato do “Trump trade”.
No Brasil, o câmbio foi fechado a 5,81 reais por dólar, com uma leve valorização da moeda americana, mas melhor do que em 2 de novembro quando chegou a 5,86 reais.
Fontes: NHK, Kabutan e Google Finance