Uma equipe de pesquisa no Japão diz que realizou com sucesso um transplante de rim de porco em um macaco. Isso marca um avanço em direção a transplantes de órgãos de animal para humano.
Na segunda-feira (25), a equipe anunciou que transplantou o rim de um porco geneticamente modificado em um macaco cujos órgãos do sistema urinário haviam sido removidos.
A equipe inclui membros da PorMedTec, uma startup da Universidade Meiji, assim como da Universidade de Kagoshima e a Universidade Provincial de Quioto de Medicina.
O rim foi retirado de um porco geneticamente modificado para minimizar o risco de rejeição. O animal foi desenvolvido por uma empresa dos EUA com a meta de transplantar seus órgãos em humanos.
A equipe japonesa diz que o transplante foi realizado na Universidade de Kagoshima no domingo (24), e o macaco liberou urina através do órgão naquele dia. A equipe acrescentou que também confirmou fluxo de sangue no órgão.
O pesquisador líder Hisashi Sahara, professor da Universidade de Kagoshima, diz que a equipe continuará sua pesquisa em órgãos de transplantes em macacos para abrir caminho em direção à aplicação prática de transplantes de órgãos de animal para humano.
A PorMedTec acredita que estabilizou um sistema para garantir um fornecimento estável de porcos doadores.
Pesquisa sobre transplantes de órgãos entre espécies estão em andamento no mundo. Nos EUA, um transplante de órgão foi realizado em um paciente em um ensaio clínico.
No Japão, uma equipe incluindo a Escola de Medicina da Universidade Jikei está estudando o transplante de rins de porco em fetos humanos. Um outro grupo está trabalhando para transplantar células pancreáticas de porcos em humanos.
Fonte: NHK