Os EUA ordenaram que a fabricante de chips TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), a partir de segunda-feira (11), suspendesse envios de chips avançados para clientes chineses que são geralmente usados em aplicativos (apps) de inteligência artificial (IA), segundo uma pessoa com conhecimento do assunto.
O Departamento do Comércio enviou uma carta à TSMC impondo as restrições de exportação sobre certos chips sofisticados, de 7 nanômetros ou de designs mais avançados, destinados para a China que alimentam acelerador de IA e unidades de processamento gráfico (GPU), disse a pessoa.
A ordem dos EUA, que está sendo divulgada pela primeira vez, ocorre apenas 2 semanas após a TSMC ter notificado o Departamento do Comércio que um de seus chips havia sido encontrado em um processador de IA da Huawei, divulgou a agência de notícias Reuters no mês passado.
A empresa de pesquisa de tecnologia Tech Insights desmontou o produto, revelando o chip da TSMC e aparente violação de controles de exportação.
A Huawei, no centro de uma ação dos EUA, está em uma lista restrita, a qual exige que fornecedores obtenham licenças para enviar quaisquer produtos ou tecnologia para a companhia.
Qualquer licença que poderia ajudar os esforços de IA da Huawei provavelmente seriam negadas.
A TSMC suspendeu envios para a designer de chips Sophgo, sediada na China, após seu chip ter correspondido a um encontrado no processador de IA da Huawei, disseram fontes à Reuters no mês passado.
A mais recente repressão afeta muito mais companhias e permitirá que os EUA avaliem se outras empresas estão desviando chips para a Huawei para seu processador de IA.
Como resultado da carta, a TSMC notificou clientes afetados de que estava suspendendo envios de chips com início em 11 de novembro, disse a pessoa.
“A TSCM realiza discussões regulares com o governo sobre questões de controle de exportação e esclareceu que cumprirá com regulamentos domésticos e internacionais”, disse o Ministério da Economia de Taiwan em uma declaração, referindo-se a questões específicas para a TSMC.
Fonte: Channel News Asia