Exportações do Japão aceleraram mais do que o esperado em outubro, visto que a demanda da China e do restante da Ásia se mantiveram firmes face a crescentes incertezas nos mercados externos.
Lideradas por forte crescimento em envios de equipamento de fabricação de chips, especialmente em vendas para a China, as exportações aumentaram 3,1% ante o ano anterior, divulgou o Ministério das Finanças na quarta-feira (20).
O retorno do crescimento seguiu a primeira queda em exportações em 10 meses em setembro.
O resultado de outubro superou as estimativas consensuais de economistas de um ganho de 1% e também foi auxiliado por envios de produtos médicos aos EUA.
As importações aumentaram 0,4%, comparadas à previsão de declínio de 1,9% por economistas. O déficit comercial se ampliou de ¥294,1 bilhões para ¥461,2 bilhões.
O crescimento mais forte do que o esperado alimentará esperanças de que a economia do Japão pode permanecer no caminho de recuperação com o comércio fornecendo suporte renovado.
Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) do país tenha expandido pelo segundo trimestre consecutivo no período até setembro, o ritmo desacelerou porque as exportações líquidas pesaram sobre os resultados em geral.
“Os dados de hoje aumentam as esperanças de uma aceleração na demanda externa no trimestre outubro-dezembro”, disse Hiroshi Miyazaki, alto membro no Instituto de Pesquisa Itochu.
“As medidas de estímulo do governo chinês impediram a deterioração da economia do país, revertendo um declínio anterior”, disse.
Fonte: Japan Times