IA pode gerar milhões de toneladas de lixo eletrônico até 2030, revela estudo

Aumento rápido da IA generativa exige upgrades frequentes em hardware e tecnologia de chips, deixando equipamentos existentes obsoletos.

Sem esforços para reduzi-lo, o lixo eletrônico de IA deve ter aumento significante (ilustrativa/banco de imagens)

Inteligência artificial (IA) generativa poderia criar perto de mil vezes mais lixo eletrônico até o início da próxima década, descobriu uma análise global.

Publicidade

Sem quaisquer medidas de redução de resíduos, o lixo eletrônico de IA teria aumento significante de 2,6 mil toneladas em 2023 para 2,5 milhões de toneladas em 2030, disseram cientistas.

Isso seria equivalente à população projetada do mundo em 2030 de 8,5 bilhões de pessoas jogando fora cerca de 2 iPhones cada.

O aumento rápido de IA generativa exige upgrades frequentes em hardware e tecnologia de chips, geralmente deixando equipamento eletrônico existente obsoleto.

Esse equipamento contém metais tóxicos incluindo chumbo e cromo, os quais são perigosos para a saúde e meio ambiente, assim como metais preciosos como ouro, prata e platina que podem potencialmente ser reciclados.

“Nossas descobertas indicam que esse fluxo de lixo eletrônico pode aumentar, alcançando potencialmente um acúmulo total de 1,2 milhão a 5 milhões de toneladas durante os anos 2020 a 2030”, disseram pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências e a Universidade de Reichman em Israel.

“Isso pode ser identificado no contexto de restrições geopolíticas em importações de semicondutores e rotatividade rápida de servidor para economia de custos operacionais” escreveram eles em um artigo publicado no jornal Ciência Computacional da Natureza em 28 de outubro.

Fonte: SCMP

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Vulcão entra em erupção na Indonésia e deixa ao menos 6 mortos

Publicado em 4 de novembro de 2024, em Ásia

Lava e rochas ardentes atingiram assentamentos em torno de 4Km do Monte Lewotobi Lai-laki na província de Sonda Oriental.

O Monte Lewotobi-Laki-laki, localizado na Ilhas das Flores na província de Sonda Oriental na Indonésia (Goole Maps)

Pelo menos 6 pessoas morreram após o Monte Lewotobi-Laki-laki no leste da Indonésia ter entrado em erupção no domingo (3), espalhando plumas explosivas e forçando autoridades a evacuarem vários vilarejos próximos, disseram autoridades nesta segunda-feira (4).

Publicidade

O Monte Lewotobi-Laki-laki, localizado na Ilhas das Flores na província de Sonda Oriental, entrou em erupção por volta das 23h57 (hora local), expelindo uma coluna vermelha de lava, cinzas vulcânicas e rochas incandescentes, disse Hadi Wijaya, porta-voz do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Perigo Geológico, na segunda-feira.

“Após a erupção, houve corte de energia e então chuva e raios que causaram pânico entre residentes”, disse ele, acrescentando que a autoridade havia elevado o status do vulcão para o nível 4, ou o mais alto.

Lava ardente e rochas atingiram assentamentos próximos a cerca de 4Km da cratera, queimando e danificando casas, disse Hadi.

A Agência de Gestão de Desastres diminuiu o número de mortos divulgado em um relatório anterior de 9, dizendo que havia recebido informação atualizada de autoridades locais.

Heronimus Lamawuran, funcionário da área de East Flores, disse que a erupção afetou 7 vilarejos.

Fonte: SCMP

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão