À esq. bactéria micoplasma, a do meio é o vírus da influenza e à dir. o da covid (ANN)
A micoplasma é um gênero das bactérias que causam infecções do trato respiratório, genital e urinário. Não é apenas a epidemia da pneumonia por micoplasma que preocupa o Japão. Há outras ocorrendo simultaneamente, só que são doenças causadas por vírus.
Publicidade
A tripledemia, do inglês tripledemic, é de 3 epidemias que acontecem simultaneamente. No caso do Japão, são a pneumonia por micoplasma, a influenza e a covid.
Segundo o diretor da Clínica de Medicina Interna e Cirurgia Ito Oji Kamiya, o doutor Hiromichi Ito, “a infecção da pneumonia por micoplasma é galopante este ano”, afetando crianças e adultos.
Segundo o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID), o número de pacientes notificados em todo o país na semana até o dia 3 foi de 2,46 por instituição médica. O nível continua altíssimo. As províncias com o maior número de pacientes por instituição médica são:
- 5,67 pessoas em Aomori
- 5,33 em Saitama
- 4,6 em Gifu
- 4,28 em Tóquio
- 4.08 em Ibaraki
Influenza: sintomas severos ou quase imperceptíveis
Segundo o mesmo médico, outra epidemia é a da influenza. A média nacional é de 1,04 por instituição médica até 3 de novembro, mas há províncias cujo índice é elevado:
- 10,64 pacientes em Okinawa
- 2,09 em Shizuoka
- 2 em Chiba
- 1,53 em Nagasaki, todas com tendência de aumento.
Outro detalhe que destaca o médico é que há pacientes que testaram positivo para a covid mas também estão com influenza.
“Uma tripledemia é uma situação difícil, pois é preciso se preocupar com a gravidade da doença, que pode levar à invasão severa de múltiplos órgãos”, destacou.
Médico entrevistado atendendo um paciente com influenza (ANN)
Ele explica também que muitas pessoas que tiveram influenza no ano passado, podem apresentar sintomas leves porque o corpo ainda tem um pouco de imunidade, mas espalham a infecção. Muitas dessas pessoas não apresentam febre, por isso, a influenza passa despercebida. Recomenda cuidado caso sinta um desconforto na garganta ou muito cansaço. Nesse caso recomenda-se visitar um médico e fazer o teste.
Tripledemia e a covid
Em relação à covid, a média nacional por instituição médica é de 1,57 paciente. As províncias com os índices mais elevados, até 3 de novembro, são:
- 3,61 pacientes em Aomori
- 2,95 em Iwate
- 2,73 em Yamanashi
- 2,58 em Nagano
- 2,50 em Ibaraki
- 2,44 em Niigata
- 2,40 em Shizuoka
- 2,35 em Ehime
- 2 em Chiba
Cuide-se lavando bem as mãos. Para não espalhar a infecção caso o teste dê positivo, use máscara.
Fontes: ANN e NHK