O abrangente pacote econômico planejado do Japão incluirá ¥2 trilhões em ajuda para promover investimentos nos campos de semicondutores e inteligência artificial (IA).
No pacote, a ser compilado neste mês, o governo mostrará seu comprometimento para suporte estratégico de larga escala que se estende por vários anos em ambas as áreas, tendo em mente a Rapidus, que avançou na região de Hokkaido para produzir chips de próxima geração em massa.
O governo também planeja retomar o programa para reduzir contas de eletricidade e gás que foi encerrado em outubro, soube-se em 8 de novembro.
Ele está considerando estender os subsídios para gasolina que devem expirar no fim do ano.
Também planejado estão benefícios em dinheiro para famílias de baixa renda, ajuda para empresas de pequeno e médio porte e suporte para reconstrução da Península de Noto, que foi duramente atingida por um grande terremoto em janeiro e forte chuva em setembro.
Muitas grandes economias em todo o mundo, incluindo o Japão, estão aumentando suas produções domésticas de semicondutores em meio a conflitos comerciais entre EUA e China.
O governo forneceu à indústria de chips ¥3,9 trilhões em ajuda nos últimos 3 anos, elaborando um orçamento suplementar a cada ano.
A partir de agora, o governo estabelecerá planos de médio prazo para assistência estratégica focando em áreas de prioridade.
Especificamente, ele apoiará investimentos pela Rapidus, desenvolvimento de modelos de fundação de IA e melhorais em recursos computacionais para aprendizado de IA.
Fonte: Japan Times