Japão planeja introduzir reciclagem obrigatória de painéis solares

A falta de sistema de reciclagem dedicado significa que a maioria é descartada em aterros como lixo industrial.

Painéis em telhados de casas também ganharam popularidade entre proprietários (ilustrativa/banco de imagens)

A indústria e ministérios planejam introduzir reciclagem obrigatória de panéis solares, visando otimizar uso de recursos e minimizar o impacto ambiental de descarte dos dispositivos que convertem luz solar em eletricidade por meio de células fotovoltaicas.

Publicidade

Com a energia solar continuando a ganhar tração como fonte de energia renovável primária, o número de painéis que estão chegando ao fim de suas vidas úteis deve começar a aumentar acentuadamente em meados dos anos 2030.

Em resposta, ministérios do meio ambiente estão buscando estabelecer um sistema de reciclagem, embora desafios significantes continuem.

O governo estabeleceu um sistema de pagamento de energias renováveis para eletricidade em 2012 após o Grande Terremoto do Leste do Japão em março de 2011, a fim de encorajar a adoção de energia renovável.

Devido à facilidade relativa de geração de energia solar, megaplantas foram instaladas rapidamente em todo o país, enquanto painéis em telhados também ganharam popularidade entre donos de casas.

A energia solar contou por apenas 0,3% da geração total de eletricidade no ano fiscal de 2010, mas a porcentagem aumentou significantemente para 9,2% no de 2022, ultrapassando a de energia hidrelétrica, a 7,6%, e a de petróleo, a 8,2%.

Enquanto painéis solares, que tipicamente duram de 20 a 30 anos, sejam feitos de materiais valiosos como vidro e alumínio, a falta de sistema de reciclagem dedicado significa que a maioria é descartada em aterros como lixo industrial.

O governo planeja apresentar um projeto de lei relacionado à reciclagem à sessão ordinária do parlamento no ano que vem.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ishiba dorme durante votação da assembleia para primeiro-ministro

Publicado em 12 de novembro de 2024, em Política

Imagens na mídia social mostram Shigeru Ishiba dormindo durante uma sessão plenária na Camâra dos Representantes em que ele foi reeleito como primeiro-ministro.

Shigeru Ishiba fecha os olhos durante uma sessão plenária da Câmara dos Representantes no prédio do parlamento em Tóquio na segunda-feira, 11 de novembro de 2024 (X/@shindereraga)

Suspeita-se que Shigeru Ishiba, líder do governante Partido Liberal Democrático (PLD), tenha adormecido durante uma sessão plenária na Camâra dos Representantes em que ele foi reeleito como primeiro-ministro.

Publicidade

Após imagens mostrando Ishiba olhando para baixo e fechando os olhos brevemente enquanto aguardava a contagem de votos terem sido publicadas na mídia social, usuários fizeram comentários como, “Não posso acreditar que ele está dormindo daquele jeito”.

Um legislador veterano do Partido Constitucional Democrático do Japão (CDPJ) criticou Ishiba fortemente, dizendo, “Se ele realmente estava dormindo, isso mostra sua falta de tensão marcada”.

Ele derrotou Yoshihiko Noda, líder do CDPJ, o principal partido da oposição, em um segundo turno.

Ishiba parece ter fechado os olhos durante a primeira votação enquanto outros legisladores estavam sendo chamados.

O secretário-chefe do Gabinete, Yoshimasa Hayashi, que estava sentado próximo a Ishiba, e outros, foram vistos olhando para ele com preocupação.

Porta-voz do governo culpa medicamento para gripe

O principal porta-voz do governo do Japão disse que uma dose de medicamento para gripe foi culpada por fazer o primeiro-ministro Shigeru Ishiba, levemente doente, a aparentemente adormecer durante uma sessão parlamentar na segunda-feira (11).

Em uma coletiva de imprensa após a sessão plenária da Câmara dos Representantes em que Ishiba foi eleito primeiro-ministro, o secretário-chefe do Gabinete, Yoshimasa Hayashi, também descartou especulação de que o premiê de 67 anos havia adoecido devido à fadiga.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão