Quincy Jones, um maestro da música americana e um titã da indústria do entretenimento que influenciou quase todos os gêneros populares, produziu álbuns marcantes e recebeu 80 indicações ao Grammy, morreu no domingo (3), em Los Angeles, nos Estados Unidos, disse seu agente.
“Faleceu pacificamente” em sua casa, cercado por sua família, aos 91 anos.
“Hoje à noite, com o coração cheio, mas partido, devemos compartilhar a notícia do falecimento de nosso pai e irmão Quincy Jones. E embora esta seja uma perda incrível para nossa família, celebramos a ótima vida que ele viveu e sabemos que nunca haverá outro como ele”, disse a família de Jones em um comunicado na segunda-feira (4).
Sua carreira durou mais de 70 anos, como artista talentoso, arranjador, compositor, letrista, intérprete e produtor.
O lendário Quincy Jones deixou marcas indeléveis no jazz, pop, hip-hop e dezenas de trilhas sonoras de filmes e televisão, colaborando com alguns dos nomes mais ilustres da música, de Count Basie e Dinah Washington a Frank Sinatra, Aretha Franklin e Paul Simon.
Também foi parceiro de Michael Jackson, produzindo álbuns premiados do Rei do Pop, entre eles Thriller. Reuniu artistas de peso para angariar fundos para as vítimas da fome na Etiópia. Fez a adaptação de Steven Spielberg de The Color Purple e a sitcom da NBC The Fresh Prince of Bel-Air — projetos que ajudaram a reforçar seu legado como um criador de sucessos e magnata da mídia.
No Brasil, trabalhou com nomes consagrados como Milton Nascimento, Ivan Lins e Simone.
Jones recebeu vários prêmios e elogios, incluindo reconhecimento no John F. Kennedy Center Honors em 2001, uma Medalha Nacional de Artes do Presidente Barack Obama em 2010 e indução ao Rock & Roll Hall of Fame em 2013. Em 2021, ele se juntou a James Brown e Otis Redding como um dos três primeiros “induzidos fundadores” da Calçada da Fama da Black Music & Entertainment em Atlanta.
Quincy Delight Jones Jr. nasceu em Chicago em 14 de março de 1933, filho de Quincy Delight Jones, um jogador de beisebol semi-profissional e carpinteiro, e Sarah Frances, uma bancária e gerente de um complexo de apartamentos.
Fontes: Agência Brasil e NBC