Mais de 500 turistas russos estão presos em um navio de cruzeiro atracado no Japão, aguardando permissão de Tóquio para retornar para casa, disse a Embaixada da Rússia no arquipélago na quinta-feira (7).
O Spectrum of the Seas, operado pela Royal Caribbean International, está atualmente no porto de Yokohama (Kanagawa) devido a um problema no motor, de acordo com publicações na mídia social de passageiro a bordo do navio.
A embaixada da Rússia no Japão disse que 538 dos estimados 3,5 mil passageiros do navio são cidadãos russos com vistos de trânsito expirados.
“A embaixada entrou em contato prontamente com o serviço de imigração do Japão, o qual manifestou prontidão para auxiliar na organização de partida de cidadãos russos”, disse a embaixada em uma declaração compartilhada no Facebook.
Autoridades japonesas concordaram em permitir que os turistas russos viajem de Tóquio para Xangai, na China, e então de volta para Rússia, aguardando um pedido direto da Royal Caribbean, de acordo com a missão diplomático.
A União Russa da Indústria de Viagens, citando a agência do ramo CruClub, disse que tem a expectativa de que autoridades japonesas forneçam viagem isenta de visto para os turistas russos.
O Spectrum of the Seas, um dos maiores cruzeiros da Ásia, estava em uma jornada de 7 noites de Xangai ao Japão.
Seu retorno a Xangai foi adiado de 9 para 11 de novembro após o mau funcionamento técnico.
Fonte: The Moscou Times