Ocorreu mais uma erupção vulcânica no Monte Lewotobi Laki Laki, na remota ilha Flores, na Indonésia, por volta das 12h30 de quinta-feira (7), no horário do Japão, segundo informações do Darwin Airways Volcanic Ash Advisory Centre (VAAC), da Austrália.
O satélite meteorológico Himawari sugere que levantou-se uma pluma vulcânica de mais de 15 mil metros de altura.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou, às 13h41, que está monitorando se ocorreria um tsunami semelhante ao causado pela erupção vulcânica de Tonga em janeiro de 2022.
Quando ocorre uma erupção em grande escala como neste caso, pode desencadear um tsunami devido às ondas de pressão. No caso de ocorrência, o tsunami poderá chegar ao Japão, por volta das 15h30, na província de Okinawa.
Ainda não é fato nem alerta, apenas uma possibilidade. O outro aviso de possível tsunami previsto nas ilhas remotas foi retirado.
Mortes e pessoas desaparecidas, vítimas da erupção passada
Na segunda-feira (4), horário do Japão, a violenta erupção causou pelo menos 9 mortos, pois as cinzas ardentes se espalharam sobre as casas das aldeias.
O vídeo abaixo é de uma emissora da Indonésia, da erupção passada.
Firman Yosef, um funcionário do posto de monitoramento do Monte Lewotobi Laki Laki disse que o material vulcânico foi lançado a até 6 quilômetros de sua cratera, cobrindo aldeias e cidades próximas com toneladas de detritos vulcânicos e forçando os moradores a fugir.
Vários desaparecidos ainda estão sendo procurados e milhares de pessoas foram evacuadas.
Veja as fotos mais recentes, de quinta-feira, na publicação no X.
https://twitter.com/dandimamontoxx/status/1854392953617473592
Fontes: WeatherNews, Euronews, NHK e Volcano Discovery