Mil dias de ataque à Ucrânia e lançamento de 6 mísseis em território russo

Segundo o ministério russo, a Ucrânia lançou 6 ATACMS na terça-feira, data que completou mil dias de invasão.

Imagem de arquivo da FNN do lançamento do míssil de longo alcance, o ATACMS dos EUA

Esta parece ser a primeira vez que os mísseis americanos de longo alcance é usado num ataque à Rússia. De acordo com um anúncio do Ministério da Defesa russo, na madrugada de terça-feira (19), os militares ucranianos conduziram um ataque usando 6 ATACMS no Oblast de Bryansk, no oeste da Rússia, que faz fronteira com a Ucrânia.

Publicidade

O Ministério da Defesa da Rússia informou que os mísseis de longo alcance foram lançados para atacar uma instalação militar na região oeste de Bryansk, mas não houve feridos, embora tenham causado incêndio. Dos 6 mísseis teriam interceptado 5.

Os militares ucranianos reconheceram o ataque a Bryansk, mas não divulgaram o uso do ATACMS.

Em setembro, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que se o Ocidente permitisse o uso de armas de longo alcance, “isso significaria que os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) lutariam contra a Rússia, o que mudaria a natureza do conflito”. Agora o foco está na resposta da Rússia ao ataque com ATACMS.

O ataque da Ucrânia ocorreu no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, teria liberado o uso desses mísseis de longo alcance, tendo como alvo o território russo. 

Mil dias do início do ataque russo à Ucrânia 

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um discurso em vídeo no parlamento da União Europeia, queixando-se de que “o número de soldados norte-coreanos enviados para a Rússia poderia aumentar para 100 mil”.

Terça-feira foi o marco dos mil dias de início da invasão da Rússia à Ucrânia.  

“Era extremamente importante reduzir completamente a capacidade da Rússia de arrecadar fundos durante esses mil dias”, apontou Zelensky, pedindo apoio contínuo.

Fontes: JNN, FNN, ANN e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Arábia Saudita executou mais de 100 estrangeiros em 2024

Publicado em 20 de novembro de 2024, em Sociedade

O reinado rico em petróleo executou o terceiro maior número de prisioneiros no mundo após a China e Irã em 2023, de acordo com a Anistia Internacional.

A Arábia Saudita executou o terceiro maior número de prisioneiros no mundo após a China e Irã em 2023 (ilustrativa/banco de imagens)

A Arábia Saudita executou mais de 100 estrangeiros neste ano, de acordo com um cálculo da AFP, indicando um aumento acentuado que um grupo de direitos humanos diz ser sem precedentes.

Publicidade

A execução mais recente, no sábado (16) na região sudoeste de Najran, foi um cidadão do Iêmen acusado de contrabandear drogas para o reinado do Golfo, divulgou a Saudi Press Agency em uma reportagem.

De acordo com o cálculo compilado por reportagens da mídia estatal, isso leva para 101 o número de estrangeiros executados até agora em 2024.

Isso é quase o triplo dos números para 2023 e 2022, quando autoridades sauditas executaram 34 estrangeiros por ano, de acordo com cálculos.

A Organização Saudita Europeia para Direitos Humanos disse que as execuções deste ano já haviam quebrado um recorde.

“Esse é o maior número de execuções de estrangeiros em 1 ano. A Arábia Saudita nunca executou 100 estrangeiros em 1 ano”, disse Taha al-Hajji, disse o diretor jurídico do grupo.

A Arábia Saudita enfrenta críticas persistentes pelo seu uso de pena de morte, a qual grupos de direitos humanos condenaram como excessiva e fora de compasso com esforços para abrandar sua imagem proibida e receber investidores e turistas internacionais.

O reinado rico em petróleo executou o terceiro maior número de prisioneiros no mundo após a China e Irã em 2023, de acordo com a Anistia Internacional.

Estrangeiros executados neste ano incluíram, 21 do Paquistão, 20 do Iêmen, 14 da Síria, 10 da Nigéria, 9 de Egito, 8 da Jordânia e 7 da Etiopia.

Também houve execuções de cidadãos do Sudão, Índia, Afeganistão, Sri Lanka, Eritreia e Filipinas.

Fonte: Japan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão