Um bando aparece no centro da cidade de Nagoia (Aichi), causando incômodos com seus ruídos, mas o pior é com a sujeira que deixam por onde passa.
Uma das principais avenidas de Nagoia, a Hirokoji-doori, na altura de Fushimi, as milhares de aves cobrem o céu e deixam suas marcas, de fezes sobre os toldos e calçadas.
Os passageiros que entram ou saem do metrô ficam um tanto quanto temerosos em levar um carimbo dos estorninhos de bochecha branca.
O dono de um restaurante na área, disse que “nos anos anteriores os estorninhos ficavam naquela outra árvore (mostrando o outro lado da rua) mas desde o ano passado têm vindo a esta”, a da frente do seu estabelecimento.
Segundo ele, este ano começaram a aparecer no fim de setembro e depois disso, passaram a ser vistos todos os dias. “Não estou exagerando, mas há mais de mil, e os clientes chegam a reclamar do barulho”, explicou.
Além disso, a partir do fim do dia, o toldo vermelho fica forrado de sujeira, deixando mau cheiro e uma aparência ruim, destacou.
Por que os pássaros preferem as árvores do centro
“Por um lado, há menos inimigos naturais na cidade, então se pode passar a noite em paz. Além disso, é claro (mesmo à noite) e há muito tráfego de pedestres, o que dificulta a chegada de inimigos naturais”, explicou o professor associado Keishi Hashimoto, do Departamento de Ciências Biológicas e Ambientais, Faculdade de Agricultura, da Universidade Meijo. Quando ele diz sobre os inimigos naturais, se refere às corujas e cobras.
O repórter relata que “há muitos estorninhos empoleirados na árvore ao lado do restaurante, mas não há nenhum na árvore do outro lado do semáforo”. Esse bando imenso escolhe essa árvore para passar a noite.
Mesmo em área urbana, os pássaros não dão trégua.
Fonte: CBC TV