Na segunda-feira (18), a polícia de Tóquio fez buscas em 4 lojas de metal nas províncias de Tochigi e Ibaraki por alegadamente adquirirem cabos de cobre roubados por um grupo de ladrões tailandeses, sabendo do fato.
Até outubro, o Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) havia prendido 7 membros de um grupo tailandês por roubar cabos de cobre de plantas de energia solar na cidade de Tsumagoi (Gunma) e em Hinode, no oeste de Tóquio.
De acordo com a DPM, o grupo estava envolvido em mais de 100 casos de roubo de cabos de cobre, em que a maioria deles foi vendida a 4 lojas. Acredita-se que o grupo tenha vendido cabos de cobre pelo menos 80 vezes entre fevereiro e junho, faturando um total de ¥46 milhões.
Em interrogatório, um dos membros fez um comentário alegando que as 4 lojas compraram os cabos de cobre sabendo que eles haviam sido roubados, de acordo com fontes da polícia.
A lei de negócios de segunda mão não obriga estabelecimentos a verificarem a identificação de seus parceiros de transação ou manter registros em relação a cabos de cobre cortados.
Fonte: Nippon