Na noite de sexta-feira (8), a Delegacia de Polícia de Otsu (Shiga), informou que prendeu por engano um homem desempregado, 35 anos, estrangeiro, sob suspeita de violação da Lei de Trânsito Rodoviário, por dirigir sem carteira de motorista.
Depois de 3 horas e meia, o estrangeiro foi libertado, pois soube-se que o prendeu por engano.
Segundo a delegacia, por volta das 18h45 de 30 de outubro, um carro foi descoberto em um cruzamento na cidade de Otsu, o qual tinha ignorado o semáforo e colidiu contra outros dois veículos parados no sinal vermelho.
A viatura da polícia perseguiu o motorista suspeito por cerca de 150 metros, esse bateu contra o meio-fio e parou, mas o homem saiu do assento do motorista e fugiu, sendo preso em flagrante às 19h23 desse dia.
Porém, ele dizia que não tinha sido ele.
Depois de verificar as imagens do gravador de vídeo automotivo da viatura, descobriu-se que havia 3 pessoas dentro do carro e que outro havia fugido pelo banco do motorista, um de 21 anos.
Assim, o homem, um vietnamita, que foi preso, foi libertado às 22h51. Mas, logo depois foi preso por violar a Lei de Controle de Imigração e Refugiados, por overstay. Além disso, foi encontrada grande quantidade de produtos farmacêuticos no carro, e na sexta-feira, teve um acréscimo na sua ficha, como suspeito de furtos em uma drogaria.
O vietnamita de 21 anos continua sendo procurado.
Em relação à prisão equivocada, o subchefe Shunji Aochi da delegacia disse: “Examinaremos este incidente, educaremos minuciosamente nossos policiais e trabalharemos para evitar que isso aconteça novamente”.
Em abril deste ano, a Polícia da Província de Shiga prendeu por engano uma mulher sob suspeita de furto de inarizushi. Também foi preso equivocadamente um homem sob suspeita de posse de estimulante, em janeiro do ano passado.
Fontes: Kyoto Shimbun e Chunichi Shimbun