Primeiro satélite de madeira do mundo, desenvolvido no Japão, segue para o espaço

O LignoSat permanecerá em órbita por 6 meses, com os componentes eletrônicos a bordo medindo como a madeira suporta o ambiente extremo do espaço.

O LignoSat será enviado para a Estação Espacial Internacional em uma missão da SpaceX (YouTube/ANN)

O primeiro satélite de madeira do mundo, construído por pesquisadores japoneses, foi lançado ao espaço nesta terça-feira (5), em um teste antecipado do uso do material em exploração lunar e de Marte.

Publicidade

O LignoSat, desenvolvido pela Universidade de Quioto e pela construtora Sumitomo Forestry, será enviado para a Estação Espacial Internacional em uma missão da SpaceX, e posteriormente lançado em órbita a cerca de 400Km acima da Terra.

O satélite que tem o tamanho da palma da mão tem a tarefa de demonstrar o potencial cósmico do material renovável, visto que humanos exploram morar no espaço.

“Com madeira, um material que podemos produzir por conta, poderemos construir casas, viver e trabalhar no espaço para sempre”, disse Takao Doi, astronauta que viajou no Ônibus Espacial e estuda atividades espaciais humanas na Universidade de Quioto.

Com um plano de 50 anos de plantar árvores e construir casas de madeira na Lua e em Marte, a equipe do professor Doi decidiu desenvolver um satélite de madeira certificado pela Nasa para provar que o material é um de grau espacial.

“No início dos anos 1900, aeronaves também eram feitas de madeira”, disse o professor de ciência florestal da Universidade de Quioto, Koji Murata. “Um satélite de madeira deve ser viável também”.

A madeira é mais durável no espaço do que na Terra porque não há água ou oxigênio que poderia estragá-la ou inflamá-la, acrescentou Murata.

Um satélite de madeira também minimiza o impacto ambiental no fim de sua vida, dizem pesquisadores.

Satélites de metal convencionais criam partículas de óxido de alumínio durante a reentrada, mas os de madeira apenas queimariam com menos poluição, disse Doi.

Assim que utilizado, o LignoSat permanecerá em órbita por 6 meses, com os componentes eletrônicos a bordo medindo como a madeira suporta o ambiente extremo do espaço, onde as temperaturas podem variar de -100 a 100 graus Celsius a cada 45 minutos enquanto ele orbita da escuridão para a luz do Sol.

Fonte: Straits Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cinco de novembro: Dia Mundial de Conscientização sobre Tsunami

Publicado em 5 de novembro de 2024, em Notícias do Mundo

Esse dia enfatiza cooperação global, encorajando países a compartilharem recursos, pesquisa e avanços tecnológicos.

Placa indica local de evacuação na ocorrência de tsunami (ilustrativa/banco de imagens)

O mundo celebra o Dia Mundial da Conscientização sobre Tsunami todos os anos em 5 de novembro para aumentar a compreensão sobre os perigos do tsunami e encorajar as pessoas a estarem preparadas no caso da ocorrência de um desastre natural.

Publicidade

A Assembleia Geral das Nações Unidas estabilizou o dia em 2015 para lembrar o mundo de que sistemas de alerta precoce e educação comunitária são necessários para evitar os impactos devastadores de um tsunami.

Cinco de novembro foi escolhido pela assembleia como dia de conscientização sobre tsunami porque ele sustenta profundo significado histórico, inspirado pela história japonesa de “Inamura-no-hi”, ou o incidente de “queima de feixes de arroz”.

Em 1854, um terremoto massivo sacudiu a costa japonesa e ocasionou um tsunami.

Um líder de vilarejo notou os sinais de uma onda iminente e, para alertar moradores a fugirem para terreno mais alto, ele ateou fogo em seus feixes de arroz, que eram uma de suas posses mais valiosas.

O ato altruísta salvou vidas incontáveis e se tornou um símbolo poderoso do valor de preparativos e autossacrifício face a desastres naturais.

Desde então, o Japão se manteve na linha de frente de preparações de desastres, representando um papel importante em educação global e avanços tecnológicos para sistemas de alertas de tsunami.

Esse dia enfatiza cooperação global, encorajando países a compartilharem recursos, pesquisa e avanços tecnológicos.

O tema para o Dia da Conscientização sobre Tsunami em 2024 é “Combater Desigualdade para Futuro Resistente” que foca nos efeitos de desastre e a importância de apoiar comunidades vulneráveis.

Fonte: Business Standard

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão