A Toyota Motor Corp. disse nesta quinta-feira (28) que sua produção global para outubro caiu 0,8% ante o ano anterior totalizando 893.164 unidades, afetada por dura competição de preços na China e um recall na América do Norte.
Na China, o maior mercado de automóveis do mundo, onde a BYD Co. e outras rivais locais estão oferecendo carros elétricos mais acessíveis, a Toyota enfrenta dificuldades.
A produção da Toyota na América do Norte diminuiu 7,2% após a montadora ter suspendido temporariamente o trabalho após recalls dos modelos Grand Highlander e Lexus TX.
Enquanto isso, sua produção no Japão aumentou 8,3% totalizando 306.059 unidades, marcando uma recuperação em comparação ao mesmo período do ano passado, quando operações domésticas foram suspensas brevemente após uma explosão na fábrica de uma fornecedora de peças.
Por outro lado, a Toyota disse que suas vendas globais aumentaram 1,4% totalizando 903.103 unidades, uma alta recorde para o mês, enquanto o número no Japão cresceu 7,1% porque certas entregas de veículos agendadas para setembro foram adiadas para outubro devido a um tufão.
Suas vendas no exterior para o mês aumentaram 0,4% para um recorde de 759.555 veículos, auxiliadas por um desempenho robusto na Índia, apesar de resultados mais fracos na América do Norte e China, disse a montadora.
Fonte: Mainichi