Relação dólar e iene diante das eleições presidenciais nos Estados Unidos

A tendência foi, ora de vender a moeda japonesa para comprar a americana, ora o contrário, por causa das eleições presidenciais.

Imagem meramente ilustrativa de variação cambial (PM)

No mercado de Londres, de terça-feira (5), o câmbio fechou na casa dos 152,09 a 152,38 ienes por dólar americano, mostrando um leve fortalecimento da moeda japonesa.

Publicidade

Isso se deve à expectativa do resultado das eleições presidenciais nos Estados Unidos, na terça-feira. Houve um clima de esperar para ver, e a compra e venda de dólares foram vistas à medida que a taxa de juros dos Estados Unidos subia e descia.

Se o ex-presidente republicano Donald Trump vencer as eleições a primeira reação no mercado financeiro japonês será comprar dólares, vender ienes e comprar ações. Se acontecer o contrário, se a eleita for a vice-presidente Kamala Harris, democrata, deverá ocorrer a compra de ienes.

O impacto no mercado irá variar muito dependendo do resultado das eleições parlamentares, pelo que são concebíveis muitos cenários e existe o risco de a volatilidade aumentar se a confusão se espalhar pelos próprios resultados das eleições. A Société Générale vê o risco de o iene reagir “violentamente” ao anúncio dos resultados da votação, fazendo com que flutue entre 140 e 160 ienes por dólar.

Embora a contagem de votos prossiga nos Estados Unidos, os movimentos no mercado japonês, que são grandes, são de particular interesse. Durante o pregão asiático, parece provável que a cautela continuará em relação ao mercado dólar/iene.

É difícil prever qual dos dois será eleito presidente ou presidenta, pois estão tecnicamente empatados, portanto, só resta esperar pelos resultados, os quais poderão demorar a sair.

Gráfico de 1 ano do câmbio dólar e iene (Google Finance)

Fontes: Fisco e Bloomberg

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Brasileiro, motorista da carreta, morre após colisão com caminhão em Mie

Publicado em 6 de novembro de 2024, em Acidentes

O motorista brasileiro, da província de Shizuoka, foi socorrido após o acidente mas não resistiu.

Carreta que estava sendo conduzida pelo motorista brasileiro (Nagoya TV)

Por volta das 6h45 de terça-feira (5), ocorreu uma acidente entre dois caminhões na pista em sentido a Suzuka, na via expressa Isewangan, perto da saída para a cidade de Kawagoe (Mie).

Publicidade

Como resultado da colisão, o motorista e funcionário de uma transportadora, アフソ・エリキ・ハミルトン, 38 anos, brasileiro e residente na cidade de Kakegawa (Shizuoka), foi a óbito cerca de 3 horas depois de ter sido socorrido, devido a graves lesões em todo o corpo.

Estado que ficou a cabine mostra o quão forte foi a colisão (CBC TV)

Segundo informações da polícia, a carreta conduzida pelo motorista brasileiro colidiu contra um caminhão de pequeno porte que estava parado na faixa de ultrapassagem por ter apresentado problema. 

O motorista desse caminhão, 近藤隆介, 47, japonês, da cidade de Nagoia (Aichi), sofreu ferimentos graves, como fratura no pescoço, mas no momento do transporte para o hospital estava em condições de falar.

“O caminhão quebrou durante a condução e tive que parar na faixa próxima ao canteiro central”, teria dito o motorista japonês.

As duas pistas tiveram que ser fechadas (Nagoya TV)

De acordo com a polícia rodoviária, o local é uma linha reta com três faixas de cada lado. Por causa do choque violento, os materiais de construção e equipamentos carregados no caminhão do japonês foram espalhados, inclusive na outra pista.   

Em consequência disso, antes de fechar as duas pistas, um dos pneus de um carro de passeio foi furado, mas ninguém se feriu.

Um trecho das duas pistas da Isewangan teve que ser fechado para o tráfego durante 4 horas, para a limpeza e retirada dos caminhões.

Assista às cenas das tomadas aéreas do jornal Chunichi, depois do acidente.

Fontes: Chunichi, NHK, CBC/JNN, Nagoya TV e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão