No mercado de Londres, de terça-feira (5), o câmbio fechou na casa dos 152,09 a 152,38 ienes por dólar americano, mostrando um leve fortalecimento da moeda japonesa.
Isso se deve à expectativa do resultado das eleições presidenciais nos Estados Unidos, na terça-feira. Houve um clima de esperar para ver, e a compra e venda de dólares foram vistas à medida que a taxa de juros dos Estados Unidos subia e descia.
Se o ex-presidente republicano Donald Trump vencer as eleições a primeira reação no mercado financeiro japonês será comprar dólares, vender ienes e comprar ações. Se acontecer o contrário, se a eleita for a vice-presidente Kamala Harris, democrata, deverá ocorrer a compra de ienes.
O impacto no mercado irá variar muito dependendo do resultado das eleições parlamentares, pelo que são concebíveis muitos cenários e existe o risco de a volatilidade aumentar se a confusão se espalhar pelos próprios resultados das eleições. A Société Générale vê o risco de o iene reagir “violentamente” ao anúncio dos resultados da votação, fazendo com que flutue entre 140 e 160 ienes por dólar.
Embora a contagem de votos prossiga nos Estados Unidos, os movimentos no mercado japonês, que são grandes, são de particular interesse. Durante o pregão asiático, parece provável que a cautela continuará em relação ao mercado dólar/iene.
É difícil prever qual dos dois será eleito presidente ou presidenta, pois estão tecnicamente empatados, portanto, só resta esperar pelos resultados, os quais poderão demorar a sair.
Fontes: Fisco e Bloomberg