A gigante varejista japonesa Seven & i Holdings fechou todas as suas 8 lojas de conveniência em Israel, visto que as tensões no Oriente Médio elevaram riscos de continuar os negócios, disse na terça-feira (12) uma fonte com conhecimento do assunto.
A varejista é a primeira companhia japonesa conhecida a conduzir um fechamento de larga escala de lojas ou se retirar de Israel desde o conflito mais recente entre o país e o Hamas ter explodido em outubro do ano passado, de acordo com a empresa de pesquisa de crédito Teikoku Databank Ltd.
A Seven & i abriu sua primeira loja 7-Eleven israelense em Tel Aviv com um companhia de grupo dos EUA em janeiro do ano passado e havia planejado expandir por todo o país ao longo de 5 a 6 anos.
Desde o fim de agosto deste ano, a varejista operava 84 mil lojas em 19 países, incluindo China, Coreia do Sul e EUA.
Até 2030, a companhia disse que visa expandir para 100 mil lojas em 30 países e regiões, principalmente na Europa, América do Sul Oriente Médio e África.
Desde outubro do ano passado, companhias japonesas que operavam em Israel totalizavam 92, das quais pelo menos 40% estavam no setor de fabricação, de acordo com a Teikoku Databank.
Um funcionário da empresa de pesquisa disse que houve algumas retiradas de pequena escala por companhias em Israel, visto que tensões aumentaram no Oriente Médio, mas elas já vinham enfrentando dificuldades antes do conflito.
Fonte: Mainichi